TAP rejeita "insulto" do sindicato sobre descanso dos pilotos

por RTP
Hugo Correia, Reuters

A companhia aérea rejeita a acusação do sindicato dos pilotos e garante que respeita todas as normas de segurança. A TAP revela que até às 13h00 foram cancelados 52 voos, tendo sido realizados 139. A percentagem de operação continua a ser muito superior nos voos da TAP do que nos operados pela Portugália. Tal como nos dois primeiros dias de paralisação, é no Aeroporto do Porto que a greve se faz sentir com maior intensidade.

Durante a manhã realizaram-se 125 voos operados pela TAP, valor que inclui os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social.

Foram cancelados 30 voos operados pela TAP.
Na Portugália Airlines, os voos cancelados superam os voos realizados. Realizaram-se 14 voos até às 13h00, tendo sido cancelados 22 ligações aéreas da companhia.

A situação é mais complicada no aeroporto do Porto, infraestrutura que está mais dependente dos voos da Portugália e para a qual não foram decretados serviços mínimos.“Insulto”
A Transportadora Aérea Portuguesa reagiu às acusações do sindicato. O Sindicato dos Pilotos anunciou que vai apresentar queixa à Autoridade Nacional de Aviação Civil e acusa a TAP de sacrificar o descanso dos pilotos que não aderiram à greve, estando inclusive a chamar pilotos que se encontram de férias.
Reportagem de Frederico Pinheiro

O sindicato referiu estar preocupado com a situação, afirmando que são os mesmos pilotos a assegurar a operação. O sindicato garante que a adesão dos pilotos ronda os 80 por cento.

A TAP classifica este “insulto” de “infeliz”, “irresponsável” e  “deplorável”, prometendo recorrer aos mecanismos adequados.

“Constitui, desde logo, um insulto aos colegas pilotos que estão a voar e que nunca violarão os seus tempos e descanso e cumprem escrupulosamente tudo o que são regulamentos de voo”, afirmou o porta-voz, garantindo que a TAP também o faz.

“A TAP não abre mão daquela que é a sua prioridade maxima que é a segurança no voo”, afirma André Serpa Soares.
Aeroporto do Porto
A TAP confirma que a situação no Porto é mais complicada. Para este facto, contribui a maior dependência do aeroporto face aos voos da Portugália.

A situação mais confusa no Porto deve-se também, defende a companhia, ao facto de não ter havido fixação de serviços mínimos para voos com partida do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Ao início da tarde, a reportagem da RTP constatava que tinham sido já cancelados dez voos. Apenas foram realizadas cinco ligações, dois da TAP e três da Portugália até às 13h00
Os passageiros queixam-se da falta de soluções e da demora das mesmas, mas também criticam a paralisação dos pilotos.

“Acho esta greve muito mal feita. Em vez de ajudar a empresa e salvar os seus postos de trabalho e de milhares e milhares de pessoas, estão a arruiná-la e afundá-la mais”, referiu um cliente da TAP.
pub