Trinta e oito voos cancelados e 118 realizados durante a manhã

por RTP
Pedro A. Pina, RTP

Os números indicam que haverá pilotos a furar a greve da TAP. O número de aviões a voar é superior ao que estava definido nos serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social. Até às 12h00, foram cancelados 38 voos e realizaram-se 118, dos quais apenas cinco faziam parte dos serviços mínimos.

“Estamos a felicitar-nos por conseguirmos resolver alguns problemas dos passageiros com a apresentação de alguns pilotos que vieram trabalhar”, referiu a porta-voz da companhia aérea.
A TAP não avança com previsões para a tarde, uma vez que diz só ter conhecimento se os pilotos fazem ou não greve uma hora antes da hora prevista para o voo.

Apesar dos constrangimentos, a companhia refere que tem conseguido arranjar solução para grande parte dos passageiros com voos cancelados, o que não tem passado por fretamentos de aviões, revelou a porta-voz da transportadora aérea.
Situação na Portela
Durante a manhã, realizaram-se todos os voos de longo curso, o que não impediu alguma confusão no aeroporto de Lisboa. Muitos passageiros procuraram respostas nos balcões da TAP do aeroporto da Portela para tentar perceber se os seus voos foram cancelados ou reprogramados.
Reportagem de Sandra Claudino, Filipe Silva e João Caldeirinha

Entre os que ficaram em terra, há passageiros que criticam a empresa por falta de informação. Há também quem considere que a greve é injusta.
Manhã difícil no Porto

No aeroporto do Porto, os efeitos da paralisação sentiram-se de forma mais acentuada. Nove voos foram cancelados ao longo da manhã.
Os voos cancelados tinham destino a Milão, Madrid, Bruxelas, Londres, Roma, Lisboa, Rio de Janeiro e Barcelona. Apenas houve ligações a Lisboa, Funchal, Paris e Zurique, constatou a equipa da RTP no local.

Por este motivo, era grande a revolta de muitos clientes com voos reservados. Apesar da companhia ter tentado arranjar algumas alternativas, muitas acabaram mesmo por sair goradas.
Greve sem expressão em Faro
No Aeroporto de Faro, a equipa da RTP apurou que os dois voos previstos se realizaram, apesar do segundo ter saído com um ligeiro atraso. A companhia aérea nacional não tem grande expressão com apenas três voos por dia.
O terceiro voo da TAP com partida do aeroporto algarvio está previsto para as 17h30. A equipa da RTP no local apurou que a companhia tem um plano alternativo caso não haja condições para este voo se realizar que passará pelo transporte dos passageiros para Lisboa.

Apesar de a greve não ter até ao momento expressão em Faro, muitos passageiros têm receio de chegar a Lisboa e não conseguirem prosseguir os voos de ligação, nomeadamente para Barcelona e Paris.
Avaria motiva cancelamento no Funchal

No Aeroporto do Funchal, a equipa da RTP constatou que os voos têm partido todos como previstos, como se não se tratasse de um dia de greve.
Reportagem de Bruna Melim

Os balcões estão abertos de forma completamente normal. A repórter da RTP refere que apenas houve problemas com um voo que se deveu a uma avaria e não aos efeitos da paralisação.

pub