Tsipras garante justa distribuição dos encargos no novo programa

por Raquel Morão Lopes, Bruxelas - Antena 1

Foto: Vincent Kessler/Reuters

No discurso perante o Parlamento Europeu, o primeiro-ministro grego relembrou o perdão de dívida concedido à Alemanha em 1953.

Já deu entrada no fundo de resgate da Zona Euro o pedido formal da Grécia para um terceiro programa de ajuda financeira.

A France-Presse e o jornal Wall Street Journal revelam que o pedido foi feito para um novo programa a três anos, mas o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) ainda não adiantou detalhes.

Para obter este novo programa de ajuda, o Executivo liderado por Alexis Tsipras vai apresentar até quinta-feira um conjunto de reformas que a Grécia se dispõe a executar em troca do novo pacote financeiro.

As medidas, que versam sobre a justa distribuição dos encargos, adequados às necessidades financeiras do país, segundo o primeiro-ministro, serão avaliadas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional até domingo, dia em que está marcada a próxima Cimeira Europeia.

Na declaração desta manhã perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgi, Alexis Tsipras diz que esta proposta grega inclui reformas que os anteriores memorandos de entendimento não incluiam de forma "propositada".

O chefe de Governo lembrou ainda o perdão da dívida concedido à Alemanha em 1953, que classificou como "a maior expressão de solidariedade na História da Europa".
pub