Lavrov classifica envio de caças F-16 como "escalada inaceitável"

por Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, classificou como uma "escalada inaceitável" o envio pelo Ocidente de caças F-16 para a Ucrânia, durante uma entrevista a ser hoje transmitida pelo canal 1 da televisão russa.

"Claro que é uma escalada inaceitável" da tensão, disse o chefe da diplomacia russa ao programa Moscow.KremLin.Putin, respondendo a uma pergunta sobre os planos ocidentais de fornecer caças F-16 à Ucrânia.

Alguns trechos da entrevista foram hoje divulgados antecipadamente na rede social Telegram.

Lavrov disse acreditar que no Ocidente "existem pessoas razoáveis que entendem isso".

Entretanto, sublinhou que "quem manda são Washington, Londres e os seus satélites que estão dentro da União Europeia (UE), em primeiro lugar os países bálticos e a Polónia".

Lavrov indicou que estes países são os que "cumprem no terreno a tarefa que os Estados Unidos estabeleceram: enfraquecer a Rússia e dar-lhe uma derrota estratégica".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo chamou a atenção para o facto de "nos círculos de cientistas políticos do ocidente, já se falar na descolonização da Rússia".

"Estão a referir-se a uma divisão da Rússia. É brincar com fogo. Sem dúvida. Estou confiante de que pessoas sensatas finalmente começarão a parar de apoiar de todo o coração o regime neonazista que o próprio Ocidente criou", enfatizou Lavrov.

Tópicos
pub