Moldova entrega à UE segunda parte do questionário de adesão

por Lusa

A Moldova entregou hoje a segunda parte do questionário de adesão à União Europeia (UE), informou a primeira-ministra moldova, Natalia Gavrilita.

"Hoje entreguei ao embaixador [da UE na Moldova], Janis Mazeiks, a segunda parte do questionário de adesão à União Europeia: 33 capítulos em sete volumes e mais de 2.800 páginas de trabalho coletivo", escreveu na sua conta do Twitter.

Gavrilita agradeceu a todos os que contribuíram para a preparação deste documento, um coletivo que qualificou de "maravilhoso e dedicado".

"O futuro da Moldova está na UE", acrescentou.

A Moldova solicitou a integração na UE em 03 de março passado, dias após o início da campanha militar russa na vizinha Ucrânia e pouco mais de um mês depois, em 22 de abril, entregou a primeira parte do questionário de adesão.

Este pequeno país e ex-república soviética, situado entre a Ucrânia e a Roménia, declarou o estado de emergência em 24 de fevereiro passado, no mesmo dia em que as tropas russas invadiram o território ucraniano.

A medida, segundo explicou a Presidente moldova, Maia Sandu, foi adotada com o objetivo de preparar o país para o fluxo de refugiados provenientes da vizinha Ucrânia.

A comissária europeia dos Assuntos internos, Ylva Johansson, felicitou hoje a Moldova pela sua gestão da crise migratória.

A comissária assinalou que mais de 400.000 refugiados ucranianos chegaram à Moldova e cerca de 100.000 ainda permanecem no país, com uma população de cerca de 2,4 milhões de habitantes.

 

Tópicos
pub