Ofensiva russa na Ucrânia. A evolução da guerra ao minuto

por Joana Raposo Santos, Andreia Martins, Carlos Santos Neves - RTP

Alexander Ermochenko - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a ofensiva militar desencadeada pela Rússia na Ucrânia.

Mais atualizações

23h30 - PR moçambicano conversa com Zelensky e apela ao diálogo Ucrânia-Rússia

O Presidente moçambicano defendeu hoje o diálogo entre Ucrânia e Rússia para acabar com a guerra, durante um telefonema com o homólogo Volodymyr Zelensky, anunciou o gabinete presidencial em Maputo.

Filipe Nyusi apelou "à Ucrânia e à Rússia, no sentido de voltarem ao diálogo direto e, com humildade, buscarem uma solução diferente da guerra", detalhou a presidência moçambicana em comunicado.

Na conversa com Zelensky, que durou mais de meia hora, Nyusi "lamentou e manifestou solidariedade pela perda de mais de dez mil vidas" e pelos "mais de doze milhões de deslocados, bem como a destruição de infraestruturas" na Ucrânia.

O chefe de Estado moçambicano justificou "a abstenção em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia" nas Nações Unidas, "como uma postura decorrente da Constituição da República e da política externa que defendem a solução de diferendos por meio do diálogo".

Disse ainda que "Moçambique defende o respeito pelo Direito Internacional Humanitário, direitos humanos e proteção das vítimas de guerra e de conflitos armados", acrescentou o comunicado.

(Agência Lusa)

23h05 - Scholz acusa AfD de ser o "partido da Rússia"

O chanceler alemão acusou hoje a AfD de ser "o partido da Rússia" em resposta ao pedido desse grupo de suspender as sanções contra aquele país como medida para combater a inflação e o aumento dos preços da energia.

"Vejo que a Alternativa para a Alemanha (AfD) não é apenas um partido populista de direita, mas também o partido da Rússia", disse Olaf Scholz ao parlamento, como parte de uma sessão de perguntas com o governo.

O governante respondia a uma pergunta do deputado da AfD Stefan Kotré, que classificou as sanções como "inúteis" e "irrealistas" e questionou o que havia contra a colocação do gasoduto Nord Stream II em operação.

Segundo Scholz, o momento é de solidariedade com a Ucrânia e isso, disse, é apoiado por muitos alemães que voluntariamente economizam energia.

(agência Lusa)

22h45 - Aparece morto mais um empresário russo ligado à Gazprom, o quinto desde janeiro

A polícia russa encontrou o corpo sem vida do empresário russo Yuri Voronov, diretor-geral e fundador de uma empresa associada à Gazprom, a quinta morte de empresários russos ligados à empresa de gás desde o início do ano.

"Mais um caso de morte de um alto gerente vinculado à Gazprom. O corpo de Yuri Voronov, que dirigia uma empresa subcontratada (da Gazprom), foi encontrado em uma piscina nas proximidades de São Petersburgo. Morreu de um disparo na cabeça", informou o portal noticioso Baza, na rede social Telegram.

O cadáver do empresário de 61 anos, foi encontrado perto da sua residência, que se inclui em uma urbanização de casa de luxo, junto ao golfo da Finlândia, a flutuar na piscina.

Os polícias encontraram no local uma pistola automática, sem que se saiba quem é o proprietário.

Voronov era diretor-geral da empresa de transportes Astra Shipping, que trabalha para a Gazprom no Ártico.

A viúva do empresário informou, segundo o Baza, que Voronov tinha ido para casa em 01 de julho, depois de uma discussão com os sócios, por causa de perdas financeiras.

Esta é a quinta morte de empresários ligados ao conglomerado do gás russo.

Em janeiro de 2022, apareceu morto Leonid Shulman, chefe do serviço de transporte Gazprom Invest, seguido de Alexandr Tiukiakov, subdiretor general do Centro Único de Contas da Gazprom, os dois na mesma localidade nos arredores de São Petersburgo.

Em abril foram encontrados os cadáveres de Vladislav Aváev, ex-vice-presidente do Gazprombank, da sua esposa e da filha.

Posteriormente, em Lloret de Mar, Espanha, apareceram os cadáveres do ex-gerente da Novatek, Serguey Protoseniu, da sua esposa e filha.

Nestes quatro casos, os investigadores dizem ter como pista principal o suicídio, adiantando a existência de notas de despedida em dois deles.

(Agência Lusa)

21h24 - Mais de 21 mil crimes investigados na Ucrânia

O gabinete da procuradora-geral da Ucrânia, Irina Venediktova, revelou esta quarta-feira que mais de 21 mil crimes alegadamente cometidos pelas forças russas estão a ser investigados pelas autoridades ucranianas.

O gabinete declarou ainda receber entre 200 a 300 relatos de muitos crimes.



20h54 - Combustíveis devem baixar. Petróleo está a negociar abaixo de 100 dólares

O petróleo está a negociar abaixo dos 100 dólares pela primeira vez em mais de dois meses. Em Londres, o barril de Brent, referência para Portugal, negociou na casa dos 99 dólares e meio.

Os preços do petróleo têm registado fortes quedas nos últimos dias, devido aos receios de uma recessão na Europa, que deverá provocar uma diminuição na procura.

Esta desvalorização do petróleo, a manter-se, deverá levar a uma forte queda nos preços dos combustíveis já na próxima semana.

20h45 - Combates em Donetsk. Kiev diz estar a conseguir travar ofensiva russa

Na região de Donetsk os bombardeamentos russos são cada vez mais intensos. As Forças Armadas da Ucrânia falam de uma situação muito difícil, mas garantem estar a conseguir travar o avanço do inimigo.


20h35 - Enviados da RTP visitam região a seis quilómetros da frente russa

Os enviados da RTP, Cláudio Calhau e António Mateus, foram à cidade mais próxima da linha da frente da ofensiva. Sloviansk é agora o último reduto na região de Donetsk controlado pelas forças ucranianas.


20h25 - Plano de emergência. Comissão Europeia quer prevenir corte total do gás russo

A Comissão Europeia vai apresentar um plano de emergência para prevenir um eventual corte total do abastecimento de gás russo à Europa.

A iniciativa foi hoje apresentada, no mesmo dia em que o Parlamento Europeu considerou o gás natural e a energia nuclear amigas do ambiente.

Reportagem dos correspondentes da RTP em Bruxelas, Rui Manuel Silva e Duarte Valente.

20h18 - Sloviansk. População retirada da cidade sob bombardeamento crescente

A intensificação da ofensiva russa levou o governo de Donetsk a decretar a retirada da população civil de Sloviansk, que está sob bombardeamento crescente.

Os enviados especiais da RTP àquela região, António Mateus e Cláudio Calhau, foram à localidade ucraniana mais próxima desta frente russa reportar o impacto humano do combate ali travado.

18h20 - Líder da Comissão do Parlamento Europeu para Energia alerta para "inverno difícil" na Europa

O eurodeputado romeno Christian Busoi, que lidera a Comissão Parlamentar da Indústria, da Investigação e da Energia disse hoje que se antevê um "inverno difícil" na Europa, caso se concretize um eventual corte de fornecimento de gás da Rússia.

"Advinha-se um inverno difícil. Por isso, é importante que todos os Estados-membros tenham planos de crise e soluções para lidar com um eventual bloqueio russo, se ele ocorrer e, a médio prazo, diversificar as fontes de fornecimento de energia, aumentar a eficiência energética e, muito importante, realizar um forte investimento no hidrogénio", afirmou hoje o eurodeputado romeno.

"Com 10 milhões de toneladas de produção na União Europeia até 2030 e 10 milhões de importação estou certo que conseguiremos fazer face às necessidades criadas pelo corte do gás russo", realçou.

Busoi, que falava durante num seminário que o Parlamento Europeu está a promover com jornalistas portugueses relacionado com a situação na Ucrânia, justificou o risco com o facto de a "Rússia estar a usar o gás natural como arma política, também por já ter começado a cortar ou a reduzir o fornecimento".

"Claramente, num ato de desespero, face ao compromisso da União Europeia de não importar mais gás, a Rússia vai utilizar este inverno para criar um grande problema à União Europeia. Não há certezas, pois não podermos prever o que vai decidir. A Rússia não é como os países europeus. Não há um debate transparente e democrático que permita antever as decisões. Tal como foi difícil de prever a invasão da Ucrânia, é difícil perceber o que vai fazer, mas os sinais são muito preocupantes", alertou.

"Mesmo que não aconteça, os países europeus devem estar preparados para essa eventualidade", disse ainda Busoi.

(agência Lusa)

17h41 – Presa na Rússia, Brittney Griner pede ajuda ao presidente Joe Biden

A basquetebolista americana Brittney Griner enviou ao presidente dos Estados Unidos uma carta escrita na qual pede a Joe Biden para usar a sua influência para a trazer de regresso ao país, juntamente com outros americanos detidos na Rússia. Griner está detida e já começou o julgamento por posse de drogas.

A jogadora dos Phoenix Mercury disse a Joe Biden que está “aterrorizada em ficar para sempre” na Rússia. Excertos da carta foram partilhados pela agente de Griner, Lindsay Kagawa Colas, que revelou que a missiva foi enviada à Casa Branca na última segunda-feira.

Na carta, Brittney Griner fez referência ao 4 de Julho (dia nacional dos Estados Unidos), explicando que o celebra sempre honrando o serviço de muitos aos Estados Unidos. No entanto, diz que “magoa lembrar-me como celebro este dia, porque liberdade representa algo muito diferente este ano”.

17h33 – Zelensky agradece à Irlanda por reconhecer a invasão russa como genocídio

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu à Irlanda por acolher refugiados ucranianos e por ter adotado recentemente uma resolução que reconhece a invasão russa da Ucrânia como genocídio.

Numa entrevista conjunta com o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, em Kiev, Zelensky disse que os dois discutiram uma resposta conjunta à ameaça à segurança alimentar, à crise energética e à preparação do sétimo pacote de sanções contra a Rússia.

Martin disse que "a Ucrânia pertence à União Europeia" e que a Irlanda estará com a Ucrânia "em cada passo do caminho".

17h24 – Governo diz ser momento certo para libertar UE da dependência de energia russa

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus disse hoje que "está na altura de passar das palavras aos atos" nas interligações energéticas entre a Península Ibérica e o resto da União Europeia para reduzir a dependência da Rússia.

Tiago Antunes afirmou que a necessidade de reduzir a atual dependência energética em relação à Rússia dá o "ímpeto" para avançar com este processo, que tem vindo a arrastar-se.

"É altura de passar das palavras aos atos. São investimentos avultados, mas agora é o momento para dar ímpeto a este processo", afirmou.

"A Península Ibérica e, em concreto Portugal, pode ser porta de entrada alternativa de matérias-primas energéticas para a Europa e uma fonte de fornecimento, no imediato, de gás proveniente de outras origens - dos Estados Unidos, da Nigéria, entre outros", referiu.

"O porto de Sines pode ser uma fonte alternativa de entrada alternativa de gás e, futuramente, uma fonte produção e fornecimento à Europa", disse o secretário de Estado, apontando como exemplo o hidrogénio verde.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou hoje perante o Parlamento Europeu que o seu executivo vai apresentar este mês um plano de emergência europeu para precaver um eventual corte total de fornecimento de gás russo.

(Agência Lusa)

17h10 – Ucrânia rejeita afirmações russas sobre destruição de sistemas de rockets

A Ucrânia rejeitou as afirmações do Ministério da Defesa da Rússia de que as Forças Armadas de Moscovo destruíram dois sistemas avançados de rockets fabricados nos EUA e respetivos depósitos de munições.

O Estado-maior da Ucrânia escreveu no Twitter que tais afirmações são falsas e assegurou que está a usar o sistema de rockets fornecido pelos EUA para infligir “golpes devastadores” nas forças russas.

17h00 – Porto de Mariupol está a operar com capacidade total, dizem funcionários

O porto ucraniano de Mariupol, atualmente sob controlo da Rússia, está a operar com capacidade total, informou a agência de notícias TASS esta quarta-feira, citando autoridades portuárias.

A Rússia capturou Mariupol em maio, após meses de luta feroz pelo controlo da cidade.

16h30 - Noruega afirma ter resolvido litígio com Rússia sobre abastecimento de arquipélago do ártico

A Noruega anunciou hoje ter resolvido o litígio com a Rússia sobre o envio de mercadorias destinadas aos mineiros russos no seu arquipélago ártico de Svalbard, e que motivou um recente aumento da tensão entre os dois países.

Os contentores com os carregamentos russos, bloqueados na fronteira devido à proibição de entrada de mercadorias pesadas russas em solo norueguês, foram conduzidos por transportadores noruegueses até ao porto de Tromso, e estão atualmente a caminho de Svalbard por barco, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"É positivo que se tenha encontrado uma solução para este caso", comentou um dos seus porta-vozes, citado pela agência noticiosa AFP.

"Nunca tivemos a intenção de bloquear um carregamento (...) é importante sublinhar que existiam soluções desde o início", sublinhou.

(Agência Lusa)

15h17 – Mais de 8,79 milhões de pessoas cruzaram a fronteira da Ucrânia desde 24 de fevereiro

Mais de 8,79 milhões de pessoas cruzaram a fronteira da Ucrânia desde a invasão da Rússia no final de fevereiro, informou a agência de refugiados da ONU esta quarta-feira.

15h09 – País tem de combater corrupção para receber ajuda à recuperação, diz PNUD

A Ucrânia deve combater ativamente a corrupção face ao grande fluxo de ajudas para a reconstrução que o país vai receber, defendeu hoje o diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner.

Combater a corrupção, que era endémica no país mesmo antes da guerra, “impede o roubo do seu próprio povo”, afirmou o responsável, em declarações à agência francesa de notícias AFP, um dia depois da conclusão de uma conferência internacional sobre a reconstrução da Ucrânia, que se realizou na segunda e terça-feira em Lugano, na Suíça.

A conferência serviu para os líderes ucranianos e os seus aliados desenharem os contornos de uma futura reconstrução do país, devastado pelo exército russo, adotando princípios orientadores que incluíram a luta contra a corrupção.

“A corrupção é, em última análise, um roubo do desenvolvimento nacional, do erário público e, em última análise, do povo do país”, sublinhou Steiner.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmygal, estimou que a reconstrução do país agora candidato à União Europeia (UE) implicará um investimento de 750.000 milhões de dólares (cerca de 728.000 milhões de euros) num prazo de 10 anos.

(Agência Lusa)

14h39 – Parlamento da Rússia aprova amplos controlos económicos devido à guerra

O Parlamento da Rússia aprovou esta quarta-feira dois projetos de lei que impõem controlos rígidos sobre a economia, exigindo que as empresas forneçam bens às Forças Armadas e obrigando os funcionários de algumas empresas a trabalharem horas extra.

Assim que forem assinadas pelo presidente Vladimir Putin, as leis permitirão que o Governo introduza "medidas económicas especiais" durante o que o Kremlin chama de "operação militar especial" na Ucrânia.

"No contexto das operações realizadas pelas Forças Armadas da Federação Russa fora da Rússia, incluindo no território da Ucrânia, há necessidade de reparar armas, equipamentos militares e dotar as Forças Armadas de meios materiais e técnicos", refere uma nota do Kremlin.

De acordo com uma das minutas, o Estado poderá adquirir bens e serviços necessários à realização de operações militares especiais de um único fornecedor, sem a necessidade de licitação.

Além disso, as empresas serão obrigadas por lei a fornecer bens e serviços necessários às Forças Armadas para a realização da "operação militar especial".

Um segundo projeto de lei obriga o Governo a exigir que funcionários de certas empresas produtoras de bens e serviços necessários aos militares russos trabalhem horas extra.

14h00 – Moscovo diz ter destruído sistemas de rockets e munições em Donetsk

O Ministério da Defesa da Rússia diz que as suas forças destruíram dois sistemas avançados de rockets fabricados nos EUA e respetivos depósitos de munições na região de Donetsk, na Ucrânia.

13h38 – Rússia pode atacar Sloviansk, alerta autoridade municipal

O chefe da administração militar de Sloviansk, Vadym Liakh, avisou hoje que a Rússia vai provavelmente avançar com uma ofensiva contra essa cidade.

Segundo o responsável, as forças ucranianas estão atualmente a conseguir manter os exércitos de Moscovo no rio Siverskyi Donets.

“Provavelmente, vão [atacar Sloviansk]. É por isso que os ataques se tornaram mais frequentes”, disse Liakh esta quarta-feira. “Acho que, assim que o inimigo for capaz de realizar operações de assalto, começará a destruir as infraestruturas e a própria cidade”.

Liakh referiu que a linha da frente está agora ao longo do rio Siverskyi Donets, um "obstáculo natural" que a Rússia já não conseguiu ainda superar. E acrescentou que muitas fortificações foram construídas perto de Sloviansk e Kramatorsk, possibilitando às tropas ucranianas "conter o inimigo durante quatro meses".

Há um mês que as forças russas estão estacionadas no rio Siverskyi Donets. “Mas, infelizmente, a população civil será bombardeada com mais e mais frequência”, aolertou Liakh.

13h16 - Europa deve estar preparada para viver sem o gás russo, diz Ursula von der Leyen

No Twitter, a presidente da Comissão Europeia reforçou a afirmação de que a Europa deve preparar um plano de emergência para um corte total de abastecimento de gás russo.

Ursula von der Leyen acusa ainda o presidente russo, Vladimir Putin, de usar a energia como arma.

"Se o pior estiver para a vir, temos de estar preparados", afirmou, adiantando que a Comissão está a trabalhar num "plano de emergência europeu".
12h41 – Primeiro-ministro irlandês vai reunir com autoridades ucranianas em Kiev

O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, chegou a Kiev para reuniões com o Governo ucraniano, numa demonstração de apoio do seu país e da União Europeia.

“Na visita, Martin vai conversar com as autoridades ucranianas sobre como a Irlanda e a UE podem apoiar as necessidades atuais e futuras do país”, lê-se num comunicado.

“O povo da Irlanda está com a Ucrânia perante a guerra de terror imoral da Rússia”, disse o primeiro-ministro antes da visita, segundo o comunicado. “O bombardeamento e os ataques a civis são nada menos que crimes de guerra, e vou usar a minha visita para expressar o apoio da Irlanda às medidas para responsabilizar os responsáveis por esses ataques”.

Martin descreveu ainda o "espírito e determinação" do povo ucraniano como “inspiradores”.

12h24 – Rússia queixa-se de ser alvo de campanha de cibertaques desde a invasão

A Rússia queixou-se hoje de que tem sido alvo de uma campanha de ciberataques sem precedentes, com mais de 200 ataques diários, desde que invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

“Atualmente, devido à operação militar especial no território da Ucrânia, está a ser levada a cabo uma campanha cibernética sem precedentes contra a Rússia”, disse o diretor-adjunto do Centro Nacional de Coordenação de Incidentes Informáticos, Nikolai Murashov citado pela agência noticiosa TASS.

Falando na conferência Infoforum na cidade russa de Sochi, no Mar Negro, Murashov disse que desde o início da guerra, designada oficialmente por Moscovo como uma “operação militar especial”, os ciberataques às infraestruturas informáticas do país aumentaram várias vezes.

“Todos os dias, as forças do serviço estatal para a prevenção e deteção de ciberataques sobre recursos informáticos detetam uma média de mais de 200 ataques. São realizados a partir de diferentes partes do globo e são claramente coordenados”, disse Murashov, segundo noticiou a agência espanhola EFE.

(Agência Lusa)

12h13 – Jogadora norte-americana de basquetebol detida na Rússia pode recorrer, diz Moscovo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse esta quarta-feira que a jogadora norte-americana de basquetebol Brittney Griner, detida no aeroporto de Moscovo em fevereiro, pode recorrer da sua sentença ou pedir para ser perdoada assim que o veredito for conhecido.

"O tribunal deve primeiro dar o seu veredito, mas ninguém está a impedir Brittney Griner de recorrer ou de pedir para ser perdoada", afirmou o porta-voz do Ministério, Alexei Zaitsev, criticando ainda "as tentativas de apresentar este caso como se a mulher americana tivesse sido detida ilegalmente".

Griner foi presa no aeroporto Sheremetyevo, em Moscovo, a 17 de fevereiro por acusações de posse de droga, depois de alegadamente serem encontrados vaporizadores com infusão de cannabis na sua bagagem.

Em maio, o Departamento de Estado dos EUA defendeu que Griner foi "detida injustamente".

11h55 – Ministério russo dos Negócios Estrangeiros diz que Turquia não deteve navio de cereais

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia assegurou hoje que os relatos de que o navio de bandeira russa Zhibek Zholy foi detido no porto turco de Karasu por suspeita de transportar cereais ucranianos roubados são falsos.

O porta-voz do Ministério, Alexei Zaitsev, afirmou ainda que o navio estava apenas "a realizar procedimentos comuns", negando as acusações ucranianas de que a embarcação transportava cereais desde o porto de Berdyansk, ocupado pelos russos.

O embaixador da Ucrânia na Turquia avançou no domingo que as autoridades turcas detiveram o Zhibek Zholy.

11h31 - Ponto de situação

  • Pelo menos duas pessoas foram mortas e sete ficaram feridas num bombardeamento na cidade de Sloviansk, no leste da Ucrânia, segundo as autoridades. O presidente da Câmara da cidade, Vadim Lyakh, pediu aos moradores que abandonassem o local depois de as forças russas terem atingido um mercado e uma área residencial.

  • O governador da região de Donetsk também instou 350 mil civis a deixarem a região. Pavlo Kyrylenko alertou que é necessário retirar pessoas para salvar vidas e permitir que o exército ucraniano defenda melhor as cidades do avanço russo.

  • O governador ucraniano de Luhansk avançou que os combates continuam nas aldeias em redor de Lysychansk. Sergei Haidai diz que cerca de 15 mil civis permanecem em Lysychansk e oito mil em Sievierodonetsk, acrescentando que “é doloroso ver os vídeos de hoje de Lysychansk”.

  • A batalha por Sloviansk será provavelmente a próxima grande disputa na luta pelo Donbass, observou o Ministério da Defesa do Reino Unido esta quarta-feira.

  • As instalações de uma instituição de ensino superior na região de Kharkiv, junto a Kiev, foram destruídas por Moscovo, de acordo com o governador da região, Oleh Synyehubov.

  • A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou perante o Parlamento Europeu que o seu executivo vai apresentar este mês um plano de emergência europeu para precaver um eventual corte total de fornecimento de gás russo.

11h01 - Ucrânia prevê colheita de pelo menos 50 milhões de toneladas de cereais

A Ucrânia prevê uma colheita de cereais de pelo menos 50 milhões de toneladas este ano, o que "não é mau, dadas as dificuldades" atuais, disse o vice-ministro da Agricultura desse país esta quarta-feira.

Em 2021, a Ucrânia tinha colhido um recorde de 86 milhões de toneladas de cereais.

Taras Vysotskiy acrescentou que a Ucrânia terá de exportar, entre 2022 e 2023, pelo menos 30 milhões de toneladas da colheita deste ano.

10h32 - Bruxelas prepara plano de emergência para precaver corte total de gás russo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou hoje perante o Parlamento Europeu que o seu executivo vai apresentar este mês um plano de emergência europeu para precaver um eventual corte total de fornecimento de gás russo.

“Precisamos de nos preparar para novas perturbações no fornecimento de gás, até mesmo para um corte total da Rússia. Atualmente, no total, 12 Estados-membros são diretamente afetados por reduções parciais ou totais do fornecimento de gás. É óbvio: Putin continua a utilizar a energia como uma arma”, afirmou, num debate no hemiciclo de Estrasburgo sobre a presidência semestral checa do Conselho da UE.

Von der Leyen anunciou então que “é por esta razão que a Comissão está a trabalhar num plano de emergência europeu”, que apresentará “em meados de julho”.

“Os Estados-membros já têm os seus planos nacionais de emergência em vigor. Isso é bom, mas precisamos de coordenação europeia e de ação comum. Precisamos de assegurar que, em caso de rutura total, o gás flui para onde é mais necessário. Temos de assegurar a solidariedade europeia. E precisamos de proteger o mercado único, bem como as cadeias de abastecimento da indústria”, disse.

A presidente do executivo comunitário sublinhou que os 27 não podem esquecer “a amarga lição” aprendida no início da pandemia da covid-19, em 2020, comentando que “o egoísmo e o protecionismo conduzem apenas à desunião e à fragmentação”.

(Agência Lusa)

10h21 - Kremlin diz que posição “hostil” do Japão não facilita o desenvolvimento de laços

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, considerou esta manhã que o Japão assumiu uma posição "hostil" em relação à Rússia e que isso não ajuda ao desenvolvimento de laços comerciais e económicos ou no setor da energia.

Questionado por jornalistas sobre os comentários do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, sobre limitar o preço do petróleo russo a cerca de metade do atual, Peskov afirmou que Tóquio está a assumir uma posição "muito hostil" em relação a Moscovo.

9h52 -Áustria retira Gazprom de instalações para armazenamento de gás

A Áustria, país que obtém cerca de 80 por cento do gás natural da Rússia, está a cumprir com as ameaças dos últimos meses. Com a Gazprom a falhar de forma sistemática o preenchimento em total capacidade das instalações de armazenamento de Haidach, perto de Salzburgo, Viena procura agora alternativas para garantir o abastecimento.

Nesse sentido, o governo austríaco aprovou a 1 de julho uma nova lei que permite a transferência das permissões de armazenamento para outras empresas de energia que não a Gazprom.

"Se os clientes não armazenam, a capacidade deve ser transferida para outros. É uma infraestrutura crítica. Precisamos dela num moento de crise como este", indicou a ministra austríaca da Energia e Ação Climática, Leonore Gewessler.

9h09 - Primeiro-ministro da Irlanda visita Kiev

O primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, visita a Ucrânia esta quarta-feira. O líder político já esteve em Borodyanka, perto de Kiev, tendo reunido com o prefeito da cidade.

O líder irlandês passou também em Hostomel, onde a comitiva parou para observar uma ponte e edifícios destruídos.

8h30 - Continuam os combates à volta de Lysychansk, diz o governador de Lugansk

Sergei Haidai, governador de Lugansk, disse esta quarta-feira no Telegram que há mais de 15 mil civis em Lysychansk e oito mil em Severodonetsk.

Algumas zonas de Lysychansk continuam a ser palco de combates e já estiveram sob controlo de separatistas russos ou ucranianos de forma alternada.

"Os russos estão a avançar sobretudo devido ao facto de serem superiores na artilharia, com a qual destroem as cidades e as posições de defesa", acrescentou o governador.

8h19 - Televisão francesa divulgou conversa entre Macron e Putin. Moscovo critica violação de "etiqueta diplomática"

O chefe da diplomacia russa criticou a divulgação de uma conversa entre Macron e Putin pelo canal France 2. Sergei Lavrov salientou que a "etiqueta diplomática" não prevê a divulgação "unilateral" desse tipo de gravações.

A conversa em causa ocorreu quatro dias antes do início da ofensiva russa na Ucrânia e mostra os esforços de mediação por parte do presidente francês para evitar a eclosão de um conflito.

Sergei Lavrov considera, no entanto que a Rússia não se deve envergonhar do conteúdo da conversa entre os dois líderes.

"Conduzimos sempre as nossas negociações de forma a que nunca tenhamos de nos envergonhar. Dizemos sempre o que pensamos, estamos prontos para responder pelas nossas palavras e explicar a nossa posição", afirmou o MNE russo.

7h49 - RTP em Sloviansk, última cidade sob controlo ucraniano no Donbass

A ofensiva russa concentra-se agora no último reduto de defesa ucraniana do Donbass. O mercado da cidade de Sloviansk foi atingido pela artilharia russa, o que provocou dois mortos e sete feridos.
Os enviados especiais da RTP António Mateus e Cláudio Calhau foram à cidade mais próxima da linha da frente desta ofensiva.

7h38 - China disposta a aprofundar cooperação com a Rússia

Foi o que o vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Ma Zhaoxu, disse ao embaixador russo em Pequim, Andrey Denisov. O aprofundamento da cooperação visa um enquadramento multilateral, ainda de acordo com o governante chinês, inluindo o G20.

Em Pequim, no Fórum Mundial de Paz, o embaixador norte-americano Nicholas Burns referiu-se à guerra na Ucrânia como a maior ameaça à ordem internacional.


7h23 - Ponto de situação


  • O governador de Donetsk apela à retirada de 350 mil civis da região, num momento de recrudescimento da ofensiva russa. “O destino de todo o país vai ser decidido pela região de Donetsk”, estimou Pavlo Kyrylenko, para acrescentar: “Quando houver menos pessoas, seremos capazes de nos concentramos mais no inimigo e efetuar as principais tarefas”.

  • As forças ucranianas posicionaram-se em novas linhas defensivas em Donetsk. O governador de Lugansk, a outra região do Donbass, afirmou que as semanas de combates por Lysychansk, entretanto tomada pelos russos, permitiram que as forças ucranianas robustecessem as linhas defensivas em Donetsk.

  • Pelo menos duas pessoas morreram e outras sete ficaram feridas durante “bombardeamentos em massa” em Sloviansk, cidade do leste da Ucrânia. O presidente da câmara local, Vadim Lyakh, exortou os civis a abandonarem a cidade, depois de as tropas russas terem atingido um mercado e uma zona residencial.

  • Separatistas pró-russos apreenderam dois navios com pavilhões estrangeiros no porto de Mariupol, no sul da Ucrânia, declarando-os “propriedade do Estado”.

  • O chefe da Administração imposta pelos russos em Zaporizhia, Yevgeny Balitsky, afirma que a região quer vender cereais ucranianos a países do Médio Oriente, nomeadamente o Iraque, o Irão e a Arábia Saudita.

  • A Rússia planeia construir uma ligação ferroviária entre a região de Rostov e as posições que ocupa em Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, segundo a comunicação social estatal de Moscovo.

  • Os 30 países-membros da NATO assinaram os protocolos de adesão da Finlândia e da Suécia. Falta agora reunir as chancela dos parlamentos nacionais. O secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, apelou a uma rápida ratificação.

  • A Letónia vai voltar a implementar o serviço militar obrigatório, anunciou o ministro letão da Defesa, Artis Pabriks.

  • A ONU documentou 270 casos de “detenções arbitraries e desparecimentos forçados” de civis em território ucraniano ocupado pelas tropas russas ou pró-russas. O número foi avançado pela alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet. Na mesma sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, a vice-ministra ucraniana dos Negócios Estrangeiros, Emine Dzhaparova, acusou a Rússia de perpetrar raptos “em larga escala”.