Organização OVD-Info denuncia pelo menos 1400 pessoas detidas na Rússia

por Antena 1

Reuters

Tortura, fome e maus tratos. É desta forma que a advogada da OVD-Info, violetta Fitsner, retrata o que está a acontecer nas cadeias russas.

Na Rússia, já foram detidas pelo menos 1400 pessoas na sequência dos protestos contra a mobilizaçãode militares na reserva, anunciada por Vladimir Putin.

O número é revelado esta tarde à Antena 1 por uma organização de defesa dos direitos humanos que acompanha as movimentações no terreno.

A OVD-Info queixa-se da atuação violenta da polícia e denuncia casos de maus tratos nas cadeias.

O retrato é de uma polícia mais agressiva e um maior número de manifestantes a serem detidos diariamente, por se manifestarem nas ruas contra a maior campanha de alistamento militar desde a Segunda Guerra Mundial levada a cabo pelo governo russo.

A jornalista Cláudia Aguiar Rodrigues falou com uma das advogadas da organização de direitos humanos russa OVD-Info que traça um cenário de medo e fuga vivido no país.

Até agora, já foram julgadas 5 pessoas e a maior parte foi condenada a 5 ou mais de dias de prisão sem direito a poderem pagar uma multa, por isso, muitas pessoas estão a tentar abandonar o país, mas nem isso é facil.
pub