Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Von der Leyen antevê incumprimento russo, Medvedev adverte para impacto na Europa

por Carlos Santos Neves - RTP
Medvedev refere-se a Ursula von der Leyen como “a tia europeia” Yulia Zyryanova - Sputnik via Reuters

Em entrevista ao jornal alemão Bild am Sonntag, divulgada este domingo, a presidente da Comissão Europeia sustentou que a entrada da Rússia em situação de incumprimento é uma "questão de tempo", tendo em conta o volume das sanções impostas pelo Ocidente. Moscovo respondeu pela mão de Dmitry Medvedev. O antigo presidente russo advertiu que “o default da Rússia pode tornar-se o default da Europa”.

“A falência do Estado russo é apenas uma questão de tempo”, declarou Ursula von der Leyen. A responsável fez ainda notar que as sanções estão a afetar cada vez mais a economia russa, “semana após semana”, e que as “exportações de bens para a Rússia caíram 70 por cento”.“Centenas de grandes empresas e milhares de especialistas deixaram o país. O PIB na Rússia, de acordo com as previsões atuais, irá diminuir em 11 por cento”, estimou Von der Leyen.


"O default da Rússia pode tornar-se o default da Europa", escreveu pouco depois, no Telegram, o antigo presidente russo Dmitry Medvedev, uma das figuras mais próximas de Vladimir Putin em Moscovo.

“Tanto moral quanto, muito possivelmente, material. O sistema financeiro da UE não é muito estável, a confiança das pessoas está a cair. E não tremeu tanto mesmo no memorável 2008 e então foi muito difícil”, prosseguiu Medvedev, referindo-se a Ursula von der Leyen como “a tia europeia”.

“Aguarde pela poderosa gratidão dos europeus comuns pela hiperinflação, que não pode ser atribuída aos malvados russos, pela falta de produtos básicos nas lojas e pelo fluxo de refugiados, que provocará uma onda de crimes violentos pior do que a albanesa”, continuou o político russo.

“E então, nas ruas das cidades europeias bem cuidadas, arderão fogueiras de pneus em homenagem aos heróis da Maidan”, concluiu, numa alusão à mais emblemática praça de Kiev.

c/ agências
Tópicos
pub