Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Zelensky diz que Exército russo pode ser o "mais bárbaro" da história

por RTP
EPA

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realçou esta terça-feira que a Rússia está a "apostar tudo o que tem" na Ucrânia e acusou o Exército russo de se estar a inscrever como o "mais bárbaro e desumano" da história. Zelensky fala de Mariupol, descrevendo-a como a "mais difícil possível".

"Mobilizaram quase tudo e todos que é capaz de combater a Ucrânia", referiu o governante, no seu discurso de vídeo dirigido ao país.

Apesar de a Rússia garantir que está a atingir apenas alvos militares, o chefe de Estado ucraniano apontou que as forças russas continuam a "atacar residenciais e a matar civis".

"O Exército russo está, com esta guerra, a inscrever-se para sempre na história mundial como o Exército mais bárbaro e desumano do mundo", vincou Zelensky.

O presidente ucraniano adiantou que a situação em Mariupol permanece inalterada, descrevendo-a como "o mais difícil possível", devido ao bloqueio dos militares russos de todas as tentativas de estabelecer corredores humanitários para fora daquela cidade portuária estratégica no sudeste da Ucrânia, de forma a "salvar o povo". Já esta manhã de quarta-feira surgiram informações de que foi atingido um acordo preliminar para retirar mulheres, crianças e idosos de Mariupol.

O presidente ucraniano argumenta que se desconhece o paradeiro de "dezenas de milhares de habitantes de Mariupol" que foram levados para solo controlado pela Rússia.

Volodymyr Zelensky acrescentou que o Kremlin (presidência russa) não respondeu a uma proposta de Kiev para a troca de Viktor Medvedchuk, deputado e empresário próximo de Vladimir Putin, atualmente detido, por defensores de Mariupol.

O governante pediu ainda aos países ocidentais para fornecerem as armas prometidas o mais rápido possível.

"Se recebermos agora o que alguns dos nossos parceiros planeiam dar à Ucrânia nas próximas semanas, isso poderá salvar a vida de milhares e milhares de pessoas", garantiu.

c/ Lusa

Tópicos
pub