Tóquio2020. Anri Egutidze eliminado no primeiro combate de -81 kg

por Lusa
O judoca português ficou no primeiro combate D.R.-o praticante

O judoca português Anri Egutidze foi eliminado, na última madrugada, na sua estreia nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao perder na segunda ronda da categoria de -81 kg, com o austríaco Shamil Borchashvili.

Isento na primeira ronda, Egutidze, 19.º do "ranking" mundial, passou diretamente aos 16 avos de final da categoria peso médio, mas não conseguiu superar o seu adversário, 22.º do mundo, com quem nunca tinha lutado.

O judoca português, medalha de bronze nos Mundiais disputados em junho, perdeu no "golden score" - prolongamento após os quatro minutos iniciais de combate -, com Borchashvili a pontuar com um waza-ari.

O tempo extra no "tatami" tem sido penalizador para os portugueses, que na última madrugada voltaram a viver o mesmo: Egutidze estava empatado com o austríaco Shamil Borchashvili mas perdeu no ponto de ouro.

Judoca assume frustração

Anri Egutidze assumiu a sua frustração com a eliminação precoce na segunda ronda da categoria de -81 kg, porque quer sempre mais, e hoje queria ser campeão.

Mesmo que fosse à final e perdesse, ia ser a mesma coisa. São os Jogos Olímpicos, queremos sempre mais e melhor, chegando à final queria ser campeão e não ia aceitar uma medalha, já a tinha, não ia ficar mais tranquilo. Ia custar-me igual, igualzinho”, afirmou o judoca, na zona mista do Nippon Budokan.

Desde início procurei a vitória, projetar. Eu tentei o contra-ataque, ele continuou, conseguiu waza-ari. O que eu esperava do combate não era isso, nem por um minuto pensei perder desta maneira, porque eu sei da minha capacidade, que era lutar por uma medalha nos Jogos”, realçou.

Custa muito, dói e acho que esta dor vai ficar até Paris. É uma dor diferente das outras competições. Agora, é dar tudo para Paris2024 e para todas as outras competições”, vincou.

Menos de dois meses depois de ter subido ao pódio nos Mundiais, em Budapeste, o judoca do Benfica ficou inconformado com a derrota.

Não posso aceitar como outra prova qualquer, porque são os Jogos Olímpicos e, se calhar, custou-me a focar, porque foi a primeira vez que estive aqui. Vim dos Mundiais motivado, fiz tudo certo, tudo o que precisava, acho que fiz tudo, mas, se calhar, faltou-me focar um pouco mais, porque são os Jogos Olímpicos e aqui ninguém pode dizer que pode ganhar diretamente medalha, porque todos podem ganhar ou perder. Aprendi isso hoje e também nos outros dias”, admitiu.

O desabafo prosseguiu, alimentado pela ambição do judoca de 25 anos.

Tenho esta frustração, porque quero mais. Mesmo que eu passasse este combate e perdesse o segundo também não ia aceitar. Eu trabalhei, por isso, queria mais. Se fiz tudo certo, porque não uma medalha? Não consigo aceitar a derrota, depois de ter trabalhado tanto, de ter caído tantas vezes e de me ter levantado. Custa muito”, reiterou Anri Egutidze, enquanto apresentava a solução: “Agora, é superar e preparar para outras competições”.

pub