Tóquio2020. Dongmo promete dar tudo em defesa da bandeira de Portugal

por Lusa
Auriol Dongmo promete dar tudo em defesa da bandeira portuguesa Kai Pfaffenbach-Reuters

A atleta do lançamento do peso Auriol Dongmo parte para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 com a intenção de “dar tudo” em defesa da bandeira portuguesa, na sua segunda participação olímpica, após o Rio2016, pelos Camarões.

É uma responsabilidade enorme, mas vou lá para dar tudo. É o que posso prometer. Vou competir e vou defender esta bandeira. Deus vai fazer o resto”, afirmou Dongmo à agência Lusa, num espaço do Comité Olímpico de Portugal (COP), no aeroporto de Lisboa.


De partida para o país asiático, a atleta sportinguista, campeã europeia em pista coberta no lançamento do peso e 12.ª classificada na edição do Rio2016, ao serviço dos Camarões, de onde é natural, espera “lançar o mais longe possível” e assumiu-se pronta para o fazer.

A performance que estou a fazer agora dá-me a capacidade de fazer mais e melhor do que no Rio (de Janeiro)”, frisou a atleta, de 30 anos, naturalizada portuguesa em 2019.

Irina, Liliana e Evelise

Com Auriol Dongmo, viajaram também rumo à capital nipónica as atletas Irina Rodrigues e Liliana Cá, ambas do lançamento do disco, bem como Evelise Veiga, do triplo salto, com a primeira a pretender “regressar a casa sã e salva”, já que não o conseguiu em 2016, quando uma lesão a forçou a desistir antes do início da prova.

Desde que parti o perónio, sabia que teria de trabalhar muito para estar o mais preparada possível na edição de Tóquio. Foi sempre uma luz ao fundo do túnel que eu mantive no pensamento e queria chegar aqui muito bem preparada. Neste momento, sinto que fiz tudo o que podia para chegar aqui”, disse Irina Rodrigues, aos jornalistas.

A companheira no disco, Liliana Cá, revelou-se “um pouco mais ansiosa”, momentos antes de partir para a estreia em Jogos, aos 34 anos, também por não saber se vai “conseguir corresponder corretamente com o fuso horário”, de oito horas de diferença, mas apresentou igualmente crença de que vai conseguir realizar “uma boa competição”.

De momento, (o objetivo) é passar para a final. Depois, na final, é tentar ver se dá para chegar às medalhas”, disse a atleta, que representa o AD Novas Luzes.

Já a triplista Evelise Veiga, de 25 anos, tem como ambição surpreender-se a si mesma nos Jogos, olhando para o acesso à final como um dos seus grandes objetivos, já que “a preparação correu bem, dentro do planeado”, tendo Patrícia Mamona como colega.

Espero surpreender-me a mim mesma, acima de tudo. O trabalho foi feito e bem feito. Espero sair de lá feliz, com uma boa recordação, e que tudo corra pelo melhor. Não tenho grandes expectativas neste momento, pois quero surpreender-me e espero sair de lá orgulhosa”, expressou a atleta leonina, também estreante em Jogos.

Portugal vai estar representado por 92 atletas, em 17 modalidades, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que vão ser disputados entre 23 de julho e 8 de agosto, depois do adiamento por um ano, devido à pandemia de covid-19.

pub