Benfica cumpriu objetivo e segue para a Liga Europa

por Mário Aleixo - RTP
Grimaldo foi a figura central do jogo pelo golo que marcou e deu a vitória ao Benfica Mário Cruz-Lusa

O Benfica despediu-se da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol com uma vitória de 1-0 sobre o AEK, terminando no terceiro lugar do grupo E e garantindo o objetivo de ser cabeça de série na Liga Europa.

No estádio da Luz foi preciso esperar até ao minuto 88 para o Benfica chegar ao golo, através de um livre direto de Grimaldo. Uma vitória justa, mas sofrida, que até poderia ser mais dilatada, não fosse Seferovic ter enviado duas bolas aos ferros.

No rescaldo do triunfo o treinador do Benfica, Rui Vitória, destacou o golo de Grimaldo: "O golo veio trazer justiça ao jogo. Tivemos o controlo da partida, na primeira parte o adversário fechou-se muito no último reduto; na segunda parte já fomos mais agressivos e objetivos, fizemos muitos remates. Depois fomos premiados com o golo do Grimaldo".



Para os encarnados, que já sabiam que seriam terceiros no grupo, o jogo valia pelos milhões da vitória e ainda pelo carimbo de cabeça de série da Liga Europa, conseguido com mérito próprio, mas também com o empate do Lyon na Ucrânia, que penalizou na corrida dos melhores terceiros o Shakthar Donetsk, de Paulo Fonseca.

A sexta e última jornada da fase de grupos da competição fica ainda marcada pela invulgar goleada sofrida pelo Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, 3-0 ante o CSKA, maior derrota caseira de sempre do campeão europeu, que não impede o apuramento dos "merengues" em primeiro do grupo G.

Com os resultados já conhecidos, o Benfica evita, nos 16 avos da Liga Europa, equipas como Nápoles, Inter, Chelsea, Valência, Zenit, Eintracht Frankfurt, Salburgo, Dinamo de Zagreb e Dínamo de Kiev.
 
Quanto aos não cabeça de série já conhecidos e que se podem cruzar nos "oitavos" com o clube da Luz são: Plzen, Sahkhtar, Brugge, Galatasaray (estes via Liga dos Campeões), além de Fenerbahçe e Lazio.

O Sporting tem lugar garantido nesta fase da competição mas não pode defrontar o Benfica por ser do mesmo país.













pub