Benfica está nas `meias` da UEFA Youth League

por Lusa
Legenda da Imagem DR

O Benfica garantiu esta terça-feira um lugar nas meias-finais da UEFA Youth League em futebol, ao vencer convincentemente por 2-0 no reduto do CSKA Moscovo, num embate que resolveu no início da segunda parte.

Diogo Gonçalves voltou a ser a figura dos ‘encarnados’, ao marcar o primeiro golo, aos 16 minutos, após escorregadela do guarda-redes Ovchinnikov, e marcar o livre que esteve na origem do segundo, um autogolo de Leonov, aos 47.

Tão cedo com dois tentos de vantagem, o ‘onze’ de João Tralhão, que já tinha estado várias vezes perto do 2-0 na primeira parte, controlou os acontecimentos até final, repetindo a façanha de 2013/14.

Há três anos, na primeira edição, o Benfica chegou à final, que perdeu para o FC Barcelona (0-3), depois de golear por 4-0 nas meias-finais o Real Madrid, que pode reencontrar em Nyon, a 21 de abril, caso os ‘merengues’ vençam quarta-feira o Ajax.

A formação lusa, que já havia superado duas eliminatórias em reduto alheio, face aos dinamarqueses do Midtjylland e os holandeses do PSV Eindhoven, ambas nos penáltis, entrou personalizada e não demorou a adiantar-se no marcador.

Aos 16 minutos, Gedson Fernandes isolou Diogo Gonçalves nas costas da defesa russa, o guarda-redes Ovchinnikov saiu da baliza e escorregou e o ‘10’ do Benfica aproveitou a ‘oferta’ e atirou para a baliza deserta.

Em vantagem, a equipa de João Tralhão tornou-se ainda mais perigosa e criou várias ocasiões para aumentar a vantagem, nomeadamente por Diogo Gonçalves (20 minutos), João Félix (24) e Pedro Álvaro (24).

Os russos apenas reagiram aos 29 minutos, quando Gordyushenko surgiu na ‘cara’ de Fábio Duarte, que fez bem a ‘mancha’ e defendeu a bola para canto.

Até ao intervalo, o defesa russo Maklakov tocou a bola com a mão dentro da área, mas o árbitro azeri Aliyar Aghayev nada assinalou.

A formação ‘encarnada’ não ampliou a vantagem na primeira parte, mas fê-lo no início da segunda, logo aos 47 minutos, num tento na própria baliza de Leonov, que fez um corte desastrado, após um livre de Diogo Gonçalves.

O segundo golo tranquilizou ainda mais o Benfica, que, até final, controlou da melhor forma a vantagem, garantindo, com mestria, um lugar nas meias-finais.
pub