Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Benfica procura em Istambul a continuidade na "Champions"

por Mário Aleixo - RTP
Rui Vitória transmite ao grupo as suas ideias para o jogo com os turcos Rodrigo Antunes-Lusa

O Benfica disputa na terça-feira, em Istambul, a passagem ao "play-off" de acesso à Liga dos Campeões de futebol, com o Fenerbahçe, na segunda mão da terceira pré-eliminatória, depois de uma vitória por 1-0 em Lisboa.

No Estádio da Luz, em 7 de agosto, um golo do argentino Franco Cervi bastou para a equipa de Rui Vitória passar para o comando da eliminatória e ficar mais próxima do "play-off" de acesso à fase de grupos, mas a visita ao "Fener", vice-campeão turco, não permite facilidades à formação lusa.

Depois do desafio da primeira mão a equipa orientada pelo holandês Philip Cocu anunciou a contratação do argelino ex-Sporting Islam Slimani por empréstimo do Leicester, mas o jogador não pode ainda alinhar na segunda mão.

Entre as baixas do Benfica para a segunda mão está o brasileiro Jonas, que confirmou no fim de semana a continuidade no clube da Luz, depois de uma transferência especulada na imprensa, mas ainda a contas com uma lesão.

Segundo o boletim clínico dos encarnados, o avançado brasileiro recupera de uma cervicalgia e não é opção, assim como o médio croata Krovinovic e o lateral nigeriano Ebuehi, de fora da lista de 21 convocados de Rui Vitória.

A convocatória dos vice-campeões nacionais não conta com o reforço argentino Lema nem o avançado suíço Seferovic, e tem como as inclusões do guarda-redes Bruno Varela e do lateral Yuri Ribeiro.

Certa na equipa continua Rúben Dias que poderá efetuar o último jogo pelas "águias" na Turquia. É que o presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas, diz que o jovem central está recetivo a ir para o seu clube e anunciou que quarta-feira estará em Portugal.

Em declarações ao jornalista da Antena 1, Fernando Eurico, o ex-defesa dos encarnados, Álvaro Magalhães, considera uma hipotética saída do futebolista uma perda importante para o Benfica mas compreende a saída no atual quadro do futebol internacioanal.



Jean-Michel Aulas vai tentar chegar a acordo com Luís Filipe Vieira. A cláusula de rescisão está fixada nos 45 milhões de euros.

O desafio entre Fenerbahçe e o Benfica, referente à segunda mão da terceira pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões, realiza-se na terça-feira, às 19h00, hora de Lisboa.

O encontro assume muita importância para o clube da Luz que necessita passar ao "play-off" e aspirar a entrar na fase de grupos da "Champions".

O antigo jogador e treinador dos encarnados, Álvaro Magalhães, antevê e jogo e deixa no ar a forma como a equipa deve encarar o desafio para selar o apuramento.


Fim de semana com vitórias

Depois do jogo europeu, o Benfica arrancou a I Liga portuguesa de futebol com uma vitória frente ao Vitória de Guimarães, por 3-2.

De novo na Luz, as "águias" começaram melhor e um "hat-trick" de Pizzi deu uma vantagem confortável, mas a segunda parte foi de sobressalto, com o Vitória a reduzir para 3-2 e pressionar até final.

Por seu lado, o Fenerbahçe iniciou no sábado a Liga turca, que em 2017/18 terminou em segundo lugar, com uma vitória por 2-1 em casa frente ao Bursaspor.
Olhos postos no "play-off"

O vencedor da eliminatória já sabe que o seu adversário no "play-off", última etapa de acesso à fase de grupos, será o Spartak de Moscovo ou o PAOK. Os russos jogam em casa, depois de terem vencido o jogo da primeira mão, na Grécia, por 3-2.

No "play-off", cuja primeira mão se realiza a 21 ou 22 de agosto e a segunda a 28 ou 29 do mesmo mês, está em jogo não só a presença na "Champions" como o encaixe de cerca de 40 milhões de euros.

pub