"Champions". Benfica à procura de uma vitória salvadora

por Mário Aleixo - RTP
Salvio é uma das setas apontadas à baliza do Ajax esta noite no Estádio da Luz Epa-Tiago Petinga

O Benfica em crise recebe esta quarta-feira o Ajax na Liga dos Campeões em futebol, num jogo a que a equipa encarnada entra pressionada por três derrotas consecutivas e a continuidade na "Champions" em risco.

Desde 2010, no segundo ano de Jorge Jesus, que o Benfica não acumulava uma série tão negativa, após as recentes derrotas na I Liga com Belenenses fora (2-0), Moreirense em casa (3-1), e na "Champions", em Amesterdão (1-0).

O impensável desaire na sexta-feira em casa, com o Moreirense, fez alguns adeptos presentes na Luz mostrarem ao treinador Rui Vitória lenços brancos de despedida, num clima que transforma o jogo desta noite numa prova de fogo para o técnico.

Na memória encarnada está ainda a dececionante prestação na última edição da "Champions", com seis derrotas nos seis jogos da fase de grupos, e hoje, na Luz, só uma vitória deixa Benfica ainda a depender de si.

Uma derrota afastará, a duas jornadas do final desta fase, a equipa dos oitavos de final da competição, se o Bayern Munique confirmar o seu favoritismo e vencer em casa os gregos do AEK Atenas.

No grupo E, o Bayern Munique e Ajax lideram com sete pontos, enquanto o Benfica tem três pontos, resultantes do triunfo em casa do AEK (3-2), e os gregos não têm qualquer ponto.

Nas escolhas para o jogo Rui Vitória chamou 21 jogadores e terá ainda que prescindir de pelo menos três, numa lista em que o croata Krovinovic regressa após nove meses de ausência por lesão.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida Rui Vitória não negou a fase negativa da equipa mas preferiu manter o foco no jogo frente aos holandeses.



De regresso à equipa está também o internacional suíço Seferovic, que tinha falhado o jogo da Liga com o Moreirense, devido a queixas físicas.

No lançamento do desafio o técnico do Ajax, Erik ten Hag, lembrou que apesar do momento do adversário é preciso ter cuidado.



O jogo entre Benfica e Ajax terá início às 20h00, com arbitragem do italiano Ginaluca Rocchi.

O encontro terá relato na Antena 1 com o jornalista Paulo Sérgio, a reportagem de Eduardo Gonçalves e os comentários de José Nunes.

pub