Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

City de Guardiola testa Mónaco de Jardim

por Mário Aleixo - RTP
O Mónaco tem a ambição de surpreender o milionário Manchester City Epa-Lukas Lehmann

O Mónaco defronta o Man. City para a Liga dos Campeões.

O Mónaco, de Leonardo Jardim, vai testar a sua vocação ofensiva frente ao Manchester City, de Pep Guardiola, nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, num duelo que arranca terça-feira em Inglaterra.

A efetuar uma época sensacional, sobretudo pelo poder ofensivo, como mostram os 108 golos, 76 dos quais na Ligue 1, que lhe conferem o melhor ataque das principais ligas europeias, o conjunto monegasco procura repetir 2014/15.

Na primeira época sob o comando do ex-técnico do Sporting, o Mónaco chegou até aos "quartos", ao afastar nos oitavos precisamente um conjunto inglês, o Arsenal, que bateu fora por 3-1, para, depois, ceder em casa por 2-0.

Os monegascos, que também ultrapassaram os oitavos em 2003/04, chegando então à final, que perderiam para o FC Porto (0-3), já marcaram 16 tentos na presente edição da "Champions", sendo que tiveram de afastar o Fenerbahçe e o Villarreal para atingirem a fase de grupos.

O regressado colombiano Radamel Falcao é o "rei" dos goleadores na temporada, com 22 golos, seguido por Germain, com 12, Mbappé, com 11, e Lemar, com 10 e do português Bernardo Silva, com nove. João Moutinho soma dois.

Os 108 tentos do Mónaco em 2016/17 só têm paralelo nos números do FC Barcelona, que soma mais um tento, muito por culpa do argentino Lionel Messi, autor de 34.

O Mónaco e os seus números metem respeito, mas, do outro lado, os gauleses vão ter uma equipa que parece ter voltado ao ser melhor nível nos últimos jogos, depois de um período muito complicado.

A subida de forma do "onze" de Guardiola coincidiu com o ingresso do jovem reforço de inverno brasileiro Gabriel Jesus (19 anos), que cometeu a proeza de relegar para o banco dos suplentes o argentino Aguero, mas, entretanto, lesionou-se e está dois a três meses de baixa.

At. Madrid e Leverkusen querem reabilitar-se

No mesmo dia do embate do Etihad, o Atlético de Madrid, de Tiago, vai tentar confirmar o seu favoritismo no reduto dos alemães do Bayer Leverkusen, depois de ter ficado à frente do Bayern Munique na fase de grupos.

Longe da frente na Liga espanhola, os "colchoneros" defrontam um conjunto que tem dececionado na Bundesliga, ocupando um modesto oitavo lugar, muito distante dos lugares de acesso à "Champions".

Face ao posicionamento das suas equipas nos respetivos campeonatos, os treinadores Diego Simeone (Atlético de Madrid) e Roger Schmidt (Bayer Leverkusen) poderão apostar tudo na "Champions", o que poderá redundar numa interessante eliminatória.

pub