Costinha: “Não é impossível ganhar à Juventus”

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do FC Porto promete união para tentar ultrapassar a Juventus Epa-Estela Silva

O antigo jogador do FC Porto espera uma equipa personalizada a bater o pé aos italianos, no jogo desta quarta feira entre as duas equipas, a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

O jogo tem o início marcado para as 19h45, no estádio do Dragão, com relato na Antena 1.

Entrevistado pelo jornalista David Carvalho o ex-médio dos “dragões” fez a antevisão do desafio de uma forma positiva: “Sabemos que os jogos têm 90 minutos e tanto se podem marcar golos no início como no fim. O importante é ser constante e ter uma mentalidade positiva”.



Para Costinha é fundamental que os jogadores azuis e brancos interiorizem o que é um jogo de uma competição da UEFA: “Há uma dinâmica diferente. As equipas que jogam nas competições europeias têm uma cultura muito forte. A Juventus enquadra-se nesse lote de equipas e os dois jogos serão muitos difíceis mas o FC Porto tem condições para passar a eliminatória”.

Para que tal aconteça a equipa deve respeitar alguns pressupostos na opinião do ex-futebolista: “Tem que ser uma equipa à imagem do clube e os jogadores têm de perceber onde estão inseridos. Vejo que há jogadores que podem ser uma mais-valia para o futuro. Há matéria-prima para começar a construir uma equipa forte”.



O FC Porto nos jogos da UEFA em casa é sempre favorito pelo estatuto que tem. Só é preciso na opinião de Costinha que “os jogadores acreditem e o estádio se apresente com uma atmosfera mágica”.

O antigo internacional português vê FC Porto e Juventus como duas equipas muito semelhantes e em sua opinião, “só é preciso encaixar no esquema dos três defesas centrais”.

O ex-médio dos azuis e brancos considera essencial o facto da equipa portista ser treinada por Nuno Espírito Santo e explica: “Quem o conhece vê que ele transpira ‘Porto’. É um grande profissional. Tem a noção do adversário que vai defrontar”.

Costinha ainda fez uma alusão ao jogador do momento na equipa portista – Soares - para referir: “Tem feito golos e vibra pelo clube. Quer sempre demonstrar algo mais. Nota-se que ambiciona deixar a sua marca no clube”.



Costinha, o antigo campeão europeu pela equipa da Invicta em 2004 e que também jogou em Itália, a antever o FC Porto-Juventus, um jogo que já entrou na contagem decrescente para o seu início.
pub