Liga dos Campeões: PAOK é o derradeiro obstáculo do Benfica rumo à fase de grupos

por Lusa
Rafael Marchante - Reuters

O Benfica, vice-campeão português, começa na terça-feira a tentar ultrapassar o último obstáculo rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, defrontando os gregos de PAOK, na primeira mão dos 'play-offs'.

Depois de afastarem os turcos do Fenerbahçe na terceira pré-eliminatória, os 'encarnados' jogam agora com os vice-campeões helénicos, que jogam na Luz na terça-feira e recebem o Benfica em 29 de agosto.

O Benfica, que vem de um triunfo em casa do Boavista (2-0) na segunda jornada do campeonato, vai defrontar pela quinta vez o clube de Salónica, somando três triunfos e uma derrota, em 1999, na segunda ronda da Taça UEFA, com as 'águias' a seguirem em frente no desempate de grandes penalidades.

Em busca da nona presença consecutiva na fase de grupos da 'Champions', o que seria um recorde entre as equipas portuguesas, o Benfica venceu em casa o Fenerbahçe (1-0) e empatou na Turquia (1-1).

Após surpreender Basileia e Spartak Moscovo nas rondas anteriores, o PAOK, de Vieirinha, tenta atingir pela primeira vez a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de ter estado na antiga Taça dos Campeões Europeus em 1976/77 e 1985/86.

No conjunto treinado por Rui Vitória subsistem duvidas sobre a utilização dos avançados Jonas e Castillo, lesionados nas costas e numa perna, respetivamente.

Caso ultrapassem o conjunto grego, os 'encarnados' juntam-se ao FC Porto na fase de grupos.

O Benfica é um dos cinco antigos campeões europeus presentes nos 'play-offs', juntamente com os holandeses Ajax e PSV Eindhoven, os sérvios do Estrela Vermelha e os ucranianos do Dínamo Kiev.

Um deles ficará pelo caminho, uma vez que o Ajax e o Dínamo Kiev se defrontam numa das eliminatórias, com a primeira mão a ser disputada em Amesterdão.

O PSV Eindhoven visita o bielorrusso BATE Borisov, enquanto o Estrela Vermelha recebe o Salzburgo, em dois encontros entre campeões nacionais.

Nos outros dois encontros dos 'play-offs', os húngaros do Vidi recebem os gregos do AEK Atenas, que tem os portugueses Hélder Lopes e André Simões no plantel, e os suíços do Young Boys jogam com os croatas do Dínamo Zagreb.
pub