Benfica e Sporting jogam pelos "oitavos" da Liga Europa

| Liga Europa

Na Turquia a equipa do Benfica ensaiou os passos certos para poder surpreender o Galatasaray
|

Os rivais Benfica e Sporting começam a decidir a qualificação para os "oitavos" da Liga Europa de futebol, frente ao Galatasaray e ao Villarreal, respetivamente, em jogos da primeira mão dos 16 avos de final da prova.

O Benfica é o primeiro a entrar em ação, às 17h55 hora de Lisboa, no estádio da equipa turca, que, tal como os encarnados, caiu da Liga dos Campeões, num grupo vencido pelo FC Porto, enquanto o Sporting recebe a formação espanhola a partir das 20h00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

A equipa treinada por Bruno Lage nunca foi eliminada por um conjunto turco nas provas europeias, mas apresenta um saldo negativo frente Galatasaray, com uma vitória e duas derrotas, jogando em Istambul sem vários habituais titulares, devido a lesão (Jardel e Fejsa), ou por opção técnica (Grimaldo, Pizzi e Jonas), num jogo que será arbitrado pelo espanhol Jesús Gil Manzano.

Tanto o Benfica como o Galatasaray, segundos classificados nas ligas portuguesa e turca, reduziram no fim de semana o atraso para os líderes dos respetivos campeonatos (FC Porto e Basaksehir), com os encarnados a ficarem a apenas um ponto do rival portuense, após a goleada histórica ao Nacional, por 10-0.


Na conferência de imprensa de antevisão da partida o treinador do Benfica, Bruno Lage, explicou a gestão do plantel e falou de um pesado calendário que está pela frente.



No histórico de confrontos entre as duas formações há duas vitórias do Galatasaray e uma do Benfica.

O Sporting, quarto posicionado na liga portuguesa, recebe uma equipa do Villarreal que não vence há 10 jogos e está em queda livre no campeonato, no qual ocupa a 19.ª e penúltima posição, mas os "leões" apresentam um balanço muito negativo com adversários espanhóis, com oito eliminações e apenas três apuramentos, o último há mais de 30 anos, na temporada de 1985/86.

Para a receção ao Villarreal, em encontro que será dirigido pelo árbitro francês Clément Turpin, o treinador Marcel Keizer não poderá contar com quatro jogadores influentes: o defesa Mathieu, o médio Battaglia e os avançados Nani e Montero.

No lançamento do desafio o técnico leonino, Marcel Keiser, denotou a ambição de seguir em frente na prova mas frisou que o equilíbrio da eliminatória a torna imprevisível.


O relato dos jogos é na Antena 1 com Nuno Matos e Vítor Martins no Galatasaray-Benfica e Paulo Sérgio, David Carvalho e José Nunes no Sporting-Villarreal.

Os jogos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, a segunda prova continental de clubes, realizam-se na próxima semana, em 21 de fevereiro, com o Sporting a deslocar-se a Villarreal e o Benfica a receber o Galatasaray.

A informação mais vista

+ Em Foco

Saiu a tabela anual das melhores escolas do país. No topo está outra vez o Colégio Nossa Senhora do Rosário, um privado do Porto.

O Governo nunca disse ao país quais são as verdadeiras razões para que não exista até hoje um estudo de impacto ambiental do aeroporto no Montijo.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.