Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Genk e Anderlecht ganharam fora na Liga Europa

por Mário Aleixo - RTP
Antony Lopes vibrou com o triunfo do "seu" Lyon Epa-Guillaume Horcajuelo

Genk e Anderlecht ganharam fora na Liga Europa.

Genk e Anderlecht foram as únicas equipas a ganhar fora na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, em futebol. Em destaque estiveram também o Lyon que deu a volta a uma desvantagem e venceu Roma.

Na Bélgica, o Genk foi ao campo do Gent golear por 5-2 com destaque para um "bis" de Samata, jogador da Tanzânia.

Em Chipre, com arbitragem do português Jorge Sousa, o Anderlecht ficou mais perto dos quartos de final, ao batet por 1-0 o APOEL Nicósia, que apresentou Nuno Morais na equipa titular e como capitão. O romeno Stanciu marcou o único golo do encontro, aos 29 minutos.

O Lyon bateu a Roma, por 4-2, num encontro em que esteve em desvantagem.

Com o guarda-redes português Anthony Lopes no "onze", o Lyon inaugurou o marcador logo aos oito minutos, pelo defesa Diakhaby, mas a Roma deu a volta ainda na primeira parte, através do egípcio Salah, aos 20, e do argentino Fazio, aos 33, com Mário Rui a assistir ao jogo no banco de suplentes dos italianos.

Na segunda parte, os franceses alteraram o cenário com golos de Tolisso, aos 47 minutos, de Fekir, aos 74, e de Lacazette, aos 90+2, impondo a terceira derrota consecutiva dos romanos em todas as competições.

José Mourinho empatou fora

No primeiro encontro pós-Paulo Bento, o Olympiacos empatou a uma bola com o Besiktas, com Diogo Figueiras no "onze" titular dos gregos e André Martins a entrar na segunda parte, enquanto Ricardo Quaresma esteve na equipa inicial dos turcos.

O Manchester United de José Mourinho empatou no terreno do Rostov (1-1), um resultado que deixa a equipa de "special one" em vantagem devido ao golo fora.

Na Dinamarca, Artur Soares Dias apitou o triunfo caseiro do Copenhaga sobre o Ajax, por 2-1. Logo do primeiro minuto, Falk colocou os dinamarqueses na frente, mas Dolberg refez a igualdade, aos 32. Na segunda parte, aos 60 minutos, Cornelius garantiu o triunfo do Copenhaga, equipa que está a disputar a Liga Europa depois de ter sido eliminada na primeira fase da Liga dos Campeões no grupo do FC Porto.

Quadro de resultados dos oitavos de final da Liga Europa de futebol:

Copenhaga-Ajax, 2-1

APOEL-Anderlecht, 0-1

Rostov-Manchester United, 1-1

Olympiacos-Besiktas, 1-1

Schalke 04-Borussia Moenchengladbach, 1-1

Gent-Genk, 2-5

Lyon-Roma, 4-2

Celta-Krasnodar, 2-1

A segunda mão joga-se a 16 de março.
pub