Man. United procura passagem às "meias" da Liga Europa

por Mário Aleixo - RTP
José Mourinho tem o apoio dos adeptos para continuar a conduzir o Man. United no caminho das vitórias Epa-Peter Powell

A equipa do Manchester United tenta "carimbar" a passagem às meias-finais da Liga Europa.

O Manchester United, de José Mourinho, assume-se cada vez mais como o mais forte candidato a vencer a Liga Europa de futebol, sendo favorito no encontro da segunda mão dos quartos de final frente aos belgas do Anderlecht.

A equipa inglesa aparenta estar cada vez mais forte e, depois do empate (1-1) em casa do Anderlecht, na primeira mão, que lhe dá a vantagem do golo marcado fora, alcançou um motivador e importante triunfo na receção ao Chelsea, para a liga inglesa.

Apesar de a vitória no passado fim de semana não significar a reentrada na luta pelo título, o triunfo da equipa de José Mourinho permite mantê-la na corrida aos lugares de acesso à próxima edição da Liga dos Campeões.

Do outro lado, surge um Anderlecht também em alta, apesar de ter cedido em casa o empate frente aos "red devils".

Em busca de um título de campeão belga que já lhe escapa há duas temporadas, o Anderlecht ficou com a sua situação interna mais tranquila no final da jornada passada, alargando para seis pontos a vantagem na liderança do campeonato, depois de beneficiar de novo empate do FC Brugge, que caiu para terceiro, com os mesmos pontos do segundo, o Gent.

Besiktas e Lyon enfrentam o "adversário" insegurança


Em Istambul, Besiktas e Lyon disputam um encontro em que as questões de segurança se deverão sobrepor ao jogo em si, tendo em conta os confrontos entre adeptos verificados na primeira mão e que adiaram o início da partida em 46 minutos.

Os franceses partem em vantagem, em virtude da vitória da primeira mão por 2-1, num jogo em que estiveram em desvantagem, mas deram a volta já na fase final da contenda, com golos entre os 83 e os 85 minutos.

No passado fim de semana, os turcos não entraram em competição, mas, curiosamente, também os gauleses não sofreram grande desgaste, uma vez que o encontro que deveriam ter disputado em casa do Bastia foi interrompido devido a invasão de campo, tendo sido posteriormente abandonado ao intervalo.

Ajax mais à vontade


Em boa posição para seguir em frente está o Ajax, depois de a equipa holandesa ter vencido na primeira mão por 2-0 na receção aos alemães do Schalke 04.

Depois de uma ligeira recuperação em termos exibicionais, o Schalke 04 voltou a cair nas últimas semanas. A derrota no passado fim de semana em casa do Darmstadt por 2-1 deixa-o a quatro pontos da zona europeia do campeonato alemão, mas a equipa de Gelsenkirchen ainda não está livre da zona de descida, para a qual dista apenas cinco pontos.

Em grande momento de forma parece estar o Ajax, que, no campeonato holandês, ocupa a segunda posição, mas agora a apenas um ponto do Feyenoord. A equipa de Amesterdão perdeu os dois últimos campeonatos para o PSV Eindhoven e este ano está atrás de um Feyenoord que tenta recuperar um título que não vence desde a temporada de 1998/1999.

Celta e Genk na luta


A eliminatória entre o Celta de Vigo e os belgas do Genk continua em aberto, depois de os espanhóis terem vencido a primeira mão por 3-2, com a equipa belga a poder tirar partido dos golos anotados fora para poder pressionar o seu adversário.

Programa e resultados dos quartos de final da Liga Europa em futebol:

Segunda mão:

Quinta-feira, 20 abr:

Besiktas-Lyon, 20h05

Schalke 04-Ajax, 20h05

Genk-Celta, 20h05

Manchester United-Anderlecht, 20h05

Primeira mão:

Hoje (quinta-feira), 13 abr:

Ajax-Schalke 04, 2-0

Celta Vigo-Genk, 3-2

Anderlecht-Manchester United, 1-1

Lyon-Besiktas, 2-1

pub