Sporting e Sp. Braga decidem futuro na Liga Europa

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do Sporting prepara-se para "selar" a passagem aos oitavos de final da Liga Europa Epa-Igor Kovalenko

O Sporting procura na quinta-feira, frente ao Astana, confirmar o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, enquanto o Sporting de Braga tem missão quase impossível frente ao Marselha.

Na primeira mão, os "leões" foram pela primeira vez jogar ao Cazaquistão e regressaram a Lisboa com uma vantagem de 3-1 na bagagem, enquanto os minhotos sofreram uma pesada derrota por 3-0 em França e ficaram em "maus lençóis".

Com o goleador Bas Dost de regresso, após paragem por lesão, e vindo de um triunfo em Tondela, por 2-1, para o campeonato, o Sporting tem praticamente o apuramento garantido, num encontro em que o técnico Jorge Jesus poderá aproveitar para poupar algumas das suas principais figuras.

Após receber o Astana, tetracampeão cazaque, a formação lisboeta volta a atuar no Estádio José Alvalade, perante o Moreirense, e depois desloca-se ao Dragão, para defrontar o FC Porto, num duelo que poderá ser determinante para o Sporting continuar na luta pelo título de campeão nacional, que foge há 16 anos.

Fábio Coentrão, Bruno Fernandes, Marcos Acuna, Coates e Gelson Martins estão todos em risco de suspensão e de poderem falhar a primeira mão dos "oitavos", caso o Sporting confirme o apuramento, situação que também deve levar Jesus a fazer alterações no "onze" inicial.

No primeiro embate, a eliminatória até começou mal para o lado do Sporting, com o croata Tomasov a dar vantagem ao Astana logo aos sete minutos, mas na segunda parte os "leões" deram a volta com golos de Bruno Fernandes, aos 48 de grande penalidade, Gelson Martins, aos 50, e do costa-marfinense Doumbia, aos 56.

O encontro está agendado para 18h00.
Missão quase impossível para os "arsenalistas"
Vida bem diferente tem o Sporting de Braga, que necessita de recuperar de uma desvantagem de três golos para, pelo menos, levar a decisão da eliminatória com o Marselha para o prolongamento.

No Vélodrome, com Rolando a titular na formação francesa, Germain bisou para a equipa da casa, aos quatro e 69 minutos, enquanto Thauvin fez o terceiro, aos 74.

O central Rául Silva, que falhou o jogo em solo francês devido a castigo, pode regressar às opções do treinador Abel Ferreira, que não deverá poder utilizar Dyego Sousa. O avançado brasileiro saiu lesionado do dérbi com o Vitória de Guimarães, para a I Liga, que terminou com uma goleada dos bracarenses (5-0).

Por seu lado, o Marselha nunca venceu nas cinco vezes que atuou em solo português. Já esta temporada, na fase d egrupos da Liga Europa, os franceses saíram do terreno do Vitória de Guimarães com um desaire por 1-0.

O encontro está marcado para as 20h05.

pub