Leonardo Jardim, das provações em França à avaliação do Benfica bicampeão

por Manuel Fernandes Silva - RTP

Foto: John Sibley, Action Images/ Reuters

Deixou a Madeira há vários anos, ascendeu ao topo e é agora em França que Leonardo Jardim faz nova prova de competência. Lutou com os maiores clubes em condições que não desejou, terminando o campeonato gaulês em terceiro lugar. Em entrevista à RTP, falou das dificuldades que enfrentou e lançou um olhar a Portugal e ao segundo triunfo consecutivo do Benfica na I Liga, repartindo o mérito por Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira.

A estabilidade é, para Leonardo Jardim, o fator que melhor explica o sucesso do Benfica. Questionado sobre o desfecho do último campeonato nacional, o treinador do Mónaco deixou palavras elogiosas para Jorge Jesus. Todavia, foi para o presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, que endereçou boa parte dos louros.“Com certeza que as decisões, em termos de prorrogação de um contrato, não é só o que vemos do exterior. Eles vão decidir o que será melhor quer para o clube, quer para o treinador”, assinalou Leonardo Jardim, questionado sobre Jorge Jesus e o Benfica.


“O Benfica, se hoje é uma equipa competitiva e por mérito ganhou o campeonato, deve-se muito, também, ao seu treinador e aos seus jogadores”, começou por avaliar o técnico. Para então sublinhar “a estabilidade que Luís Filipe Vieira deu há dois anos, num momento difícil, em que acreditou novamente na estrutura do Benfica”.

“Quando o presidente, num momento difícil como foi há dois anos, quando o Benfica perdeu o campeonato, dá um voto de confiança ao seu staff técnico , ao treinador, à estrutura, acho que permitiu nestes dois anos ser campeão”, notou.

Quanto ao futuro de Jorge Jesus, Leonardo Jardim não hesitou em considerar que o treinador deveria continuar ao serviço das águias. Com uma ressalva: se houver “interesse das duas partes”.
Demérito do Porto?

Observando o Futebol Clube do Porto de Julen Lopetegui, Leonardo Jardim entende que o problema dos dragões pode ser situado nos momentos-chave do campeonato. Ou seja, quando “o Benfica marcou passo”.

“Sinceramente, eu acreditava que o Porto, este ano, que reforçou muito aquilo que era a sua estrutura, apesar de perder Mangala e Fernando, claudicou em alguns momentos da época desportiva. Sempre que o Benfica marcou passo, verifiquei que o Porto não teve capacidade de aproveitar essa situação”, apontou.
Começo difícil no Mónaco: “Não foi por acaso”
Nesta entrevista à televisão pública, o treinador do Mónaco abordou as vicissitudes do seu advento ao campeonato francês, que concluiu no terceiro posto. Desde logo o facto de ter perdido duas estrelas que dariam sempre outra dimensão ao emblema do principado: Falcao e James Rodríguez.
“Nas primeiras cinco jornadas andámos nos últimos lugares: não foi por acaso”, frisou Leonardo Jardim, aludindo ao início tremido do campeonato francês.


“Tornou-se tudo muito difícil em relação a chegar aos primeiros lugares e combater ou lutar contra um PSG que é recheado de estrelas e que em França não deu possibilidades a outros adversários em qualquer das competições nacionais”, desabafou o técnico português.

“Eu chego a França na perspetiva de um projeto diferente, um projeto com outra ambição em termos de performance desportiva”, reforçou, recordando ainda que teve de se “adaptar a uma nova cultura” e implementar uma nova metodologia de treino.
pub