Cancelados arraiais de Santo António e São João

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

A edição deste ano das marchas populares de Lisboa e os arraiais de Santo António foram cancelados devido à pandemia Covid-19, anunciou hoje a Câmara Municipal de Lisboa. O mesmo acontece com festas de São João e São Pedro da Afurada.

Em comunicado a autarquia lisboeta refere que atendendo ao desenrolar da atual pandemia e do período de confinamento e distanciamento social ter inviabilizado os ensaios, a câmara municipal e a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural-, decidiram cancelar a edição de 2020 das marchas populares de Lisboa.

O tema "Amália Rodrigues" transitará para a edição de 2021 das marchas populares, permitindo que todo o trabalho realizado (arcos, cenografia, figurinos), possa ser rentabilizado no próximo ano.

A autarquia anuncia ainda que a edição de 2020 dos casamentos de Santo António, da qual não foi possível realizar entrevistas e selecionar os nubentes, também está cancelada.

As candidaturas para 2020 serão automaticamente consideradas para a edição de 2021.

A decisão surge na sequência de um conjunto de medidas de proteção da saúde pública que a autarquia tem vindo a aplicar desde o dia 11 de março, como o encerramento de eventos e instalações desportivas, culturais, bibliotecas e museus, para reduzir o risco de contágio.

A Câmara Municipal de Lisboa explica que a elevada concentração de pessoas que marca os arraiais populares, é incompatível com a sua realização mesmo num cenário de achatamento da curva de contágio e da diminuição do número de infetados, razão pela qual a edição de 2020 está cancelada.

Cancelamento das festas de São João e São Pedro da Afurada

Porto e Gaia vão pelo mesmo caminho. A decisão foi anunciada em comunicado. “É certo que todo o tipo de concentrações ou ajuntamentos de pessoas continuará a ser interdito no país. Por isso, e porque importa atempadamente acautelar a vida das pessoas, bem como aspetos organizativos e a informação a todos, determinou-se o cancelamento das Festas Populares de São João 2020, em Vila Nova de Gaia e no Porto, de organização municipal, do São Pedro da Afurada, bem como todas as outras de caráter privado”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, terá surgido num mercado de animais vivos na China e já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram acima de 57 mil.

Em Portugal, segundo dados de sexta-feira, já morreram 246 pessoas e há 9.886 casos de infeções confirmadas.

 

c/Lusa

Tópicos
pub