Pelo menos 43 mortos em incêndio numa fábrica de Nova Deli

por RTP
Adnan Abidi - Reuters

Pelo menos 43 pessoas morreram este domingo num incêndio que deflagrou numa fábrica no centro da capital da Índia, Nova Deli, segundo o balanço feito pela polícia.

As causas do incêndio, que deflagrou por volta das 5h30 (00h30 em Lisboa), estão a ser investigadas.

O chefe dos Serviços de Bombeiros, Atul Garg, disse que o incêndio já foi extinto numa operação que mobilizou 25 viaturas.

As autoridades indianas revelaram à agência France Press que a fábrica também servia de dormitório para os trabalhadores. A maioria das pessoas no edifício estava a dormir no momento em que o incêndio começou e morreu de asfixia.

"Até agora resgatámos mais de 50 pessoas, grande parte delas tinha sido afetada pelo fumo" disse Aul Garg, um responsável dos bombeiros de Nova Deli.

Pelo menos 16 pessoas foram hospitalizadas até ao momento, de acordo com o último balanço.

Em várias cidades da Índia, as fábricas e pequenas unidades industriais estão localizadas em bairros antigos e apertados, onde o preço dos imóveis é mais baixo.

À noite, esses prédios costumam servir de dormitório para os trabalhadores pobres, a maioria deles migrantes, que economizam dinheiro ao dormirem no local de trabalho.


O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, descreveu o incêndio como "extremamente horrível".

"Os meus pensamentos estão com aqueles que perderam os seus entes queridos. Desejo aos feridos uma rápida recuperação", expressou o governante numa publicação na rede social Twitter.



"As autoridades estão a dar toda a assistência possível no local da tragédia", acrescentou.

Na Índia, as leis de construção e as normas de segurança são frequentemente desrespeitadas pelos construtores e moradores, pelo que os incêndios são comuns.

Em 1997, um incêndio num cinema em Nova Deli matou 59 pessoas. Já em fevereiro deste ano, 17 pessoas morreram devido a um incêndio num hotel de seis andares, também na capital indiana. Na altura, o fogo começou numa cozinha não autorizada na cobertura do edifício.

(com agências)
pub