Maria Flor Pedroso entrevista Elisa Ferreira

por Antena 1

Foto: Antena1

Elisa Ferreira, vice-Governadora do Banco de Portugal, diz em entrevista à Antena1, que o risco de uma nova crise vem da nova economia, das bitcoins e dos chamados bancos sombra.

Elisa Ferreira defende que os cidadãos têm de se responsabilizar pelas suas decisões de investimento financeiro e não podem atirar essa responsabilidade para Governos e Reguladores. A n.º2 de Carlos Costa identifica nesta altura outros fatores de risco de nova Crise: o financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro em paraísos fiscais.

Elisa Ferreira, que foi eurodeputada eleita pelo PS durante 12 anos, tendo sido uma das principais responsáveis pela arquitetura da União Bancária, considera que o facto de esta não estar ainda completa é mais um dos fatores de risco de Crise. Falta o Fundo Europeu de Depósitos, que não existe por falta de vontade política da Alemanha, mas não só. "E quando a Alemanha não quer, não acontece".

Também não garante que a banca portuguesa - ou outra - esteja a salvo de novos sobressaltos. É impossível garantir que não há risco, afirma. Sem querer particularizar, Elisa Ferreira revela que a Banca portuguesa intervencionada está a caminho da estabilização, mas "os riscos" continuam.

Defende que para Portugal ter força na Europa tem de se mostrar unido aos olhos da Europa ao contrário de hipervalorizar diferenças. Utilizar a rede portuguesa fora de Portugal é essencial. Aliás considera que o exemplo de estabilidade política que o país tem dado nos últimos anos é positivo para a defesa do interesse nacional, porque valorizado em termos europeus.

Pode ver aqui na íntegra esta entrevista de Elisa Ferreira a Maria Flor Pedroso:


pub