Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

CGI diz que tem havido tentativas de erosão do modelo de gestão RTP

por Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) - O Conselho Geral Independente (CGI), que supervisiona a administração da RTP, denunciou hoje "tentativas de erosão pública do modelo" de gestão e "violações dos limites que ele impõe", o que é "indesejável para a estabilidade" da empresa.

Em comunicado, a propósito do memorando de entendimento assinado entre a RTP e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que "tem sido objeto de debate público" e "suscitou um pedido de informação ao Conselho de Administração da RTP" pela ministra da Cultura e pelo ministro das Finanças, o CGI adianta que a resposta foi enviada aos governantes, como já tinha sido dada "a seu tempo" ao órgão de supervisão.

"O CGI considerou, então, a assinatura do memorando como um ato de gestão, que, enquanto tal, é legalmente da responsabilidade do Conselho de Administração, não lhe sendo requerida comunicação prévia do seu teor a qualquer entidade", refere o órgão liderado por António Feijó.

Perante o debate público, a FPF acabou por cessar o acordo.

"Apesar de esta questão se ter tornado praticamente ociosa, o Conselho de Administração decidiu informar os senhores ministros das razões que o levaram a assinar o memorando", continua o CGI, que para "dissipar qualquer perplexidade adicional" sobre o tema, torna pública a informação aos ministros em questão.

"O debate público sobre o referido memorando tem ocorrido entre propostas políticas, constitucionalmente fundadads, e já apresentadas, de alterar o modelo de gestão da RTP", prossegue o CGI.

"Tem igualmente ocorrido entre tentativas de erosão pública do modelo [de gestão] e violações dos limites que ele impõe. Este estado de coisas é indesejável para a estabilidade da RTP", refere.

"A Lei da Televisão, votada pela Assembleia da República, estabelece um modelo de gestão da RTP que visa assegurar a sua independência de qualquer poder político ou fáctico", aponta.

O CGI sublinha que "uma televisão de Estado foi substituída, nos últimos quatro anos, por uma televisão pública".

Aliás, a "televisão de Estado, que sucessivos regimes e governos geriram de modo abusivamente proprietário, deu lugar a uma televisão independente do poder político. O Conselho de Administração é agora eleito, avaliado e destituído por iniciativa de um Conselho Geral de seis pessoas, cuja independência e liberdade de decisão ninguém seriamente poderá questionar", esclarece o órgão.

A entidade recorda ainda que, "entre os deveres que a Lei da Televisão prescreve a cada um dos membros do CGI está o de `assegurar a independência da sociedade face aos interesses setoriais e ao poder político`" e "este imperativo legal será assegurado com a discrição institucional que tem caracterizado a actuação do CGI, ou de modo público, se o debate o exigir".

Tópicos
pub