"Ensina RTP" acolhe milhões de utilizadores em 5 anos de existência

por Nuno Patrício - RTP
RTP

Faz esta segunda-feira cinco anos que o portal educativo Ensina RTP está acessível ao público através da internet. Um portal que pretende ser uma montra dos conteúdos produzidos pelos canais do serviço público com relevância para escolas, alunos e todos os interessados em temas educativos.

Com quase dois milhões de utilizadores por ano, o portal educativo da RTP, cinco anos após o arranque deste espaço multimédia, mantém o propósito inicial: ajudar a estudar, dar utilidade a entrevistas, reportagens e documentários contextualizados por uma equipa interna que funciona no âmbito da Direção de Multimédia.
O coordenador do Ensina RTP afirma que muitos dos conteúdos apresentados na plataforma não servem só os alunos e professores do Ensino Secundário, mas também alunos universitários.
João Barreiros, coordenador do Ensina RTP, afirma que muitos dos conteúdos apresentados na plataforma não servem só os alunos e professores do Ensino Secundário, mas também alunos universitários. Conteúdos educativos, muitos deles verdadeiras "jóias" históricas que o órgão de comunicação social RTP disponibiliza neste espaço.

“Temos conteúdos aqui muito antigos, como por exemplo declarações do Egas Moniz, prémio Nobel, conteúdos que estavam na rádio, que nós divulgamos aqui. Mas também temos conteúdos que foram feitos a semana passada”, diz João Barreiros.

Desde o lançamento, o portal Ensina RTP alargou a oferta temática, organizando-se atualmente em doze diferentes temas, que incluem a História, o Português, as Artes, a Ciência e a Filosofia, entre outros. "Temos um bocadinho de tudo”, explica o diretor do portal temático, “servindo doze temas, que vão do português à história, à cidadania, também agora ao desporto. Temos de facto uma variedade grande de conteúdos."

O enriquecimento da área de cidadania foi uma das prioridades mais recentes do projeto, com vista a satisfazer os inúmeros pedidos das escolas desde que teve início o corrente ano letivo.

Temas como os rios portugueses, o fim da pena de morte, obras de Camões e as Crónicas de Fernão Lopes estão entre as matérias mais procuradas no portal, que apresenta uma significativa taxa de utilização (cerca de 28%) em países de expressão portuguesa e/ou onde existe uma comunidade nacional relevante (França, Estados Unidos).
Estão também disponíveis nesta plataforma multimédia vários materiais em língua gestual portuguesa, entre os quais a série “Acende a luz para eu te ouvir”.
Para João Barreiros, este portal não visa substituir qualquer forma atual de ensino, mas sim uma funcionalidade complementar que procura abordar e dar a conhecer temas que, embora acessíveis, têm nesta plataforma a componente audiovisual que trás sempre uma mais valia à forma como aprendemos.

"Claramente é uma forma com muito potencial. Nós já vemos muitas escolas onde não há livros, há tablets e conteúdos audiovisuais. A RTP tem uma história muito grande, quer pelos seus canais de rádio quer pelos seus canais de televisão, e fazia todo o sentido permitir aos alunos e aos professores, aos pais e a comunidade em geral, acederem a conteúdos que, alguns deles, estavam numa gaveta, sem grande utilidade, e que têm aqui uma nova vida, uma nova utilidade. Muitos desses conteúdos são únicos e irrepetíveis", afirma João Barreiros.

Recentemente foram estabelecidas parcerias com organizações externas, como o Comité Olímpico de Portugal e a UNICEF, que permitiu adicionar no Ensina conteúdos não existentes na RTP e fornecer aos professores e alunos dos ensinos básicos e secundário uma oferta mais diversificada de conteúdos audiovisuais.

Na sequência desta medida foi introduzida a área temática de desporto (regras desportivas). Estão também já disponíveis vários materiais em língua gestual portuguesa, entre os quais a série “Acende a luz para eu te ouvir”.
pub