ONG alerta para crescimento de perceção negativa sobre Internet

por Lusa

Lisboa, 08 nov (Lusa) -- O diretor da organização ´Access Now´, Brett Solomon, alertou hoje para o crescimento a nível global da perceção de que a Internet é "o inimigo" e não o meio por onde é possível "comunicar e expressar livremente".

"A Internet começa a ser vista por muitos como um meio onde grassa o terrorismo, o discurso de ódio (...) E se o espaço começa a ser visto como hostil ou não amigável, como um espaço onde vamos ser vigiados e espiados, então qual vai ser o desejo de aceder, mesmo que seja um direito? Porque o direito de acesso vai conflituar com outros acessos", observou o diretor da ´Access Now´, na web Summit, num painel sobre a Internet como um Direito Humano.

"Isto é um novo desenvolvimento para nós e é um grande desafio", afirmou o líder da organização internacional que desde há uma década tem promovido internacionalmente o direito global de acesso à Internet e combatido os desligamentos intencionais que ocorrem em várias partes do mundo.

Numa altura em que uma parte significativa da população mundial não tem ainda acesso à Internet, Brett Solomon questionou ainda "tipo de conectividade" vão encontrar.

"Conectividade para quê? Para a Internet aberta, onde existe liberdade de expressão, privacidade, ou conectividade no contexto de uma espécie de Internet vigiada, monitorizada e militarizada ? Os quatro mil milhões que vão chegar à Internet nos próximos anos vão ser confrontados com uma Internet muito diferente daquela que os primeiros quatro mil milhões conheceram", afirmou.

Num painel em que foi questionada a pertinência de colocar a Internet como parte do elenco de Direitos Humanos, Brett Solomon advogou ainda o direito que deve assistir a cada indivíduo de "se desconectar".

"Temos o direito a nos desconectarmos na era do digital? Podemo-nos desconectar livremente sem sermos alvos da suspeita, nomeadamente por parte dos Estados, de que estamos a tentar esconder alguma coisa?", comentou.

Ao seu lado, o responsável da organização ´EveryoneOn´, o norte-americano Chike Aguh, lembrou também os desafios na evolução da atual na Internet, mas considerou que a rede "é um Direito Humano", embora escusando-se a hierarquizar relativamente aos demais direitos fundamentais.


Lusa/Fim

pub