Vaga de frio na Europa faz mais de 60 mortos

por RTP
A vaga de frio polar sentida na Europa fez congelar o principal rio de Frankfurt, na Alemanha. Kai Pfaffenbach - Reuters

Uma vaga de frio polar está a assolar o território europeu desde o fim de semana, tendo já provocado mais de 60 vítimas, entre as quais sem-abrigo, idosos e refugiados.

Uma massa polar com origem na Escandinávia está a afetar diversos países na Europa central e de leste. A Rússia atingiu os 40 graus celsius negativos nos últimos dias. Duzentas pessoas foram internadas por hipotermia.

Esta vaga de frio tem causado múltiplas contingências desde o fim de semana, como o cancelamento de voos, paralisação de transportes públicos e corte de energia elétrica em algumas cidades europeias.

Com os termómetros a atingir temperaturas entre os 20 e os 32 graus negativos, países como Polónia, Bulgária, Alemanha e Itália estão desde terça-feira em alerta.

Estima-se que mais de 60 pessoas, dispersas pelo território europeu, não tenham resistido ao frio intenso. Grande parte das vítimas são pessoas sem habitação ou de grupos vulneráveis como os imigrantes, sem-abrigo e idosos.

Fonte de preocupação são as condições a que os refugiados são sujeitos nos Balcãs. Com estruturas de acolhimento de fraca qualidade, muitos têm sofrido de infeções respiratórias como pneumonias e bronquites. Outros não sobreviveram à hipotermia.
 
Tópicos
pub