Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Estreia com derrota sugere eliminação de Portugal

por Lusa
Reuters

A Seleção portuguesa de futebol só perdeu das vezes, em seis estreias na fase final do Mundial, mas, quando isso aconteceu, em 2002 e 2014, não conseguiu o apuramento para os oitavos de final.

Em 2002, na terceira presença, a formação das 'quinas' perdeu por 3-2 com os Estados Unidos e acabou no terceiro lugar do Grupo D, atrás da coanfitriã Coreia do Sul - com a qual perdeu por 1-0 no último jogo, após um 4-0 à Polónia - e dos norte-americanos.

Na última edição, em 2014, no Brasil, Portugal foi goleado por 4-0 pela Alemanha, num jogo em que Thomas Müller logrou um 'hat-trick', e terminou em terceiro do Grupo G, atrás dos germânicos e novamente dos Estados Unidos, que 'empataram' (2-2) a seleção lusa no segundo jogo. De nada valeu o 2-1 final ao Gana.

As restantes quatro estreias da seleção lusa redundaram em três vitórias e um empate, sendo que um dos triunfos também não acabou em apuramento, curiosamente num Grupo F em que todas as outras formações lograram a qualificação.

No México, em 1986, Portugal começou da melhor forma, com um triunfo por 1-0 sobre a Inglaterra, selado com um tento de Carlos Manuel, que já tinha sido o 'herói' da qualificação, com um 'golaço' em Estugarda, face à Alemanha (1-0).

Mesmo envolvida no 'caso Saltillo', a formação das 'quinas' parecia certa nos 'oitavos', mas, depois, com uma lesão de Bento que também nada ajudou, caiu perante a Polónia (0-1) e, a terminar, frente a Marrocos (1-3), que vai agora reencontrar.

Pelo contrário, os outros dois triunfos conduziram a apuramentos, o primeiro na estreia, em 1966, por 3-1, face à Hungria, com um 'bis' de José Augusto e um tento de José Torres, no mítico Old Trafford, em Manchester, na Inglaterra.

Em 2006, na Alemanha, o triunfo foi conseguido face à estreante Angola, em Colónia. Um golo de Pauleta, servido por Figo, foi o suficiente para Portugal vencer, por 1-0. No segundo jogo, venceu o Irão por 2-0 e selou, desde logo, o apuramento.

O único empate no primeiro jogo aconteceu em 2010 e o adversário foi a Costa do Marfim, de Didier Drogba. O resultado não saiu do 0-0, mesmo resultado que Portugal alcançou a fechar o grupo, face ao Brasil, selando um lugar nos 'oitavos', depois de, pelo meio, ter goleado a Coreia do Norte por 7-0.

A estreia da formação lusa no Mundial de 2018 está marcada para sexta-feira, me Sochi, face à Espanha, num embate do Grupo B marcado para as 21:00 locais (19:00 em Lisboa).
pub