2019 foi o ano mais quente de sempre na Europa e o segundo mais quente no mundo

por RTP
Reuters

De acordo com o Serviço de Mudanças Climáticas da União Europeia, o ano de 2019 foi o segundo ano mais quente da história. E a segunda década do século XXI foi a mais quente de sempre.

Os dados divulgados pelo Copernicus Climate Change Service mostram que as temperaturas mundiais em 2019 ficaram abaixo das de 2016.

Já a Europa viu 2019 ficar registado como o ano mais quente de sempre.

“Os últimos cinco anos foram os mais quentes já registados e a última década foi a mais quente alguma vez registada”, afirmou Jean-Noel Thepaut, diretor do centro Copernicus, citado pela AFP.

As temperaturas gerais de 2019 ficaram 0.6 graus Celsius mais quentes que a média de 1981 a 2010 e a temperatura da Terra, nos últimos cinco anos aumentou entre 1.1 a 1.2 graus Celsius do que no período pré-industrial.

O Copernicus Climate Change Service afirma que as concentrações atmosféricas de carbono continuam a aumentar, tendo em 2019 atingido os seus níveis mais altos.

O aumento destes valores acontece um ano depois das Nações Unidas ter afirmado que as emissões de gases de efeito de estufa precisavam de cair cerca de 7.6 por cento a cada ano, até 2030, com o objetivo de limitar o aumento das temperaturas para 1.5 graus Celsius.
pub