A reta final das eleições em Espanha

por Nuno Rodrigues

Foto: reuters

A Antena 1 antecipa as eleições gerais em Espanha e analisa os possíveis cenários com os enviados especiais a Espanha e com o especialista Bernardo Pires de Lima.

Há quem prespetive um novo ciclo com o fim do bipartidarismo. O Partido Popular, de Mariano Rajoy, lidera as sondagens, o PSOE com Pedro Sanchez na liderança (Partido Socialista) segue em segundo lugar, mas nenhuma das forças políticas parece ter condições para garantir a maioria, enquanto os novos partidos ganham força entre o eleitorado, como é o caso do PODEMOS e do CIDADANOS.

Perspetiva-se assim um cenário de coligação na formação de um novo governo, mas Rajoy já fez saber que não quer "uma solução à portuguesa", ou seja, só avança para o executivo se vencer as eleições.

A Antena 1 antecipa as eleições legislativas espanholas marcadas para o próximo domingo e analisa os possíveis cenários com os enviados especiais a Espanha, Mário Rui Cardoso e Pedro Sá Guerra, e ainda com o especialista em assuntos internacionais, Bernardo Pires de Lima.

(Com Marcos Celso)
pub