Achado arquivístico reforça suspeitas sobre Putin como espião duplo

por RTP
Putin revisitando a cidade de Dresden em 2006 Reuters

Já se sabia que o presidente russo trabalhou em tempos para a KGB. Agora estão mais próximas de se confirmar as suspeitas de que também terá estado ao serviço da Stasi, a polícia secreta leste-alemã.

Apareceu no arquivo da cidade alemã de Dresden o cartão de identidade de Vladimir Putin como agente da Staatssicherheit (vulgo Stasi), com a data de  31 de Dezembro de 1985 e validade até ao fim de 1989. O achado arquivístico deve-se ao responsável da delegação de Dresden do Serviço de Documentação da Stasi, Konrad Felber.

O porta-voz de Putin, Dmitrij Peskow, comentou o achado em declarações à agência Tass, recordando que "nos tempos da União Soviética a KGB e a Stasi eram serviços secretos com relação amistosa. Por isso, não é de excluir que também tenha havido cartões de identidade equivalentes".

Segundo Felber, citado em Der Spiegel, o cartão permitia a Putin um acesso praticamente irrestrito às instalações da Stasi, embora, segundo o investigador, não prove "automaticamente que Putin tenha trabalhado para a Stasi".

Embora a prova não seja automática, não deixa de chamar a atenção um outro detalhe relevado por Felber: "O nome de Putin não estava incluído na lista que documenta a entrega de cartões às auotridades militares soviéticas".
pub