Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Advogado gravou conversa com Trump sobre pagamento a ex-modelo

por RTP
Michael Cohen, advogado de Donald Trump, está a ser alvo de enorme escrutínio federal Brendan McDermid - Reuters

O jornal The New York Times revelou esta sexta-feira que Michael Cohen, advogado do atual Presidente dos Estados Unidos, fez uma gravação secreta em que os dois se referem a pagamentos feitos a uma ex-modelo da Playboy, realizado dois meses antes das eleições presidenciais de 2016.

Segundo o diário norte-americano, a gravação foi recolhida a 9 de abril no decorrer das buscas do FBI no âmbito da investigação sobre o envolvimento de Michael Cohen no pagamento feito a várias mulheres, de forma a silenciar potenciais revelações prejudiciais das mesmas contra o então candidato republicano. 

Com esta investigação, o FBI pretende esclarecer se os pagamentos em causa violam ou não as leis de financiamento de campanhas eleitorais vigentes nos Estados Unidos.  

Em abril, noutra operação das autoridades federais, foram confiscados vários documentos que revelaram na altura uma transferência de 130 mil dólares (cerca de 112 mil euros) do advogado de Trump a Stormy Daniels, uma atriz porno.  

Durante as várias buscas, foram também detetados documentos relacionados com outras duas mulheres, entre elas Karen McDougal.

A mulher, antiga modelo da Playboy, é agora identificada como a mulher mencionada na gravação, e que já afirmou ter mantido uma relação de um ano com Donald Trump em 2006, o mesmo ano para que aponta a história de Stormy Daniels, e ainda o mesmo ano em que nasceu Barron, filho mais novo de Donald Trump, fruto do casamento com Melania. 

Ainda antes da eleição de 2016, Karen McDougal tentou vender a sua história ao tabloide norte-americano National Enquirer, a troco de 150 mil dólares.

No entanto, não conseguiu fazê-lo, uma vez que o detentor da publicação, David J. Pecker, é amigo pessoal de Donald Trump, e não avançou com a história.  

Rudy Giuliani, antigo mayor de Nova Iorque e atual advogado na equipa da defesa do Presidente norte-americano, já veio confirmar que Donald Trump fala “menos de dez minutos” na gravação revelada esta sexta-feira.

No entanto, Giuliano garante que o pagamento à mulher, mencionado na gravação, acabou por nunca acontecer, e que o áudio é mesmo “uma poderosa prova de desculpabilização”.

“Nada nesta conversa sugere que [Trump] teve qualquer conhecimento prévio sobre isto”, disse Giuliani, para acrescentar que o Presidente norte-americano indicou a Cohen que se tivesse que efetuar um pagamento que fosse em cheque e não em dinheiro corrente.

Quem não concordará com o advogado do atual Presidente é o advogado de Stormy Daniels, Michael Avenatti, que considera em declarações à CNBC que esta gravação é apenas “a ponta do icebergue”. 

c/ Lusa
Tópicos
pub