Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Afeganistão. Ataque visa ação de campanha do Presidente

por RTP
Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani Reuters - Omar Sobhani

Pelo menos 30 pessoas morreram após a explosão de uma bomba durante uma ação de campanha do Presidente afegão, Ashraf Ghani, em ChariKar, capital da província de Parwan, no Afeganistão, anunciaram hoje as autoridades locais. O Chefe de Estado escapou ileso ao atentado.

De acordo com o chefe do hospital da província que recebeu as vítimas, pelo menos 30 pessoas morreram e 31 ficaram feridas após o ataque.

"Mulheres e crianças estão entre as vítimas, a maioria parece ser civil. As ambulâncias ainda estão em operação e o número de vítimas pode aumentar", revelou à Reuters Abdulm Qasim Sangin.

A explosão ocorreu às 12h00 locais (08h30 em Lisboa) e a bomba estava num carro da polícia.

Segundo o porta-voz do governador da província de Parwan, Wahida Shahkar, a explosão ocorreu na entrada do local, enquanto o comício estava a acontecer.

O porta-voz da campanha do Presidente, Hamed Aziz, disse que Ashraf Ghani estava no local, mas que está seguro e saiu ileso ao ataque.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Esta terça-feira, uma outra explosão matou pelo menos três pessoas no centro da capital do Afeganistão, Cabul, afirmaram as autoridades locais.

O Afeganistão tem sido palco de ataques frequentes, numa altura em que o país se prepara para as eleições presidenciais, agendadas para 28 de setembro.

c/Lusa

Tópicos
pub