Agência espacial europeia lança com sucesso último de três satélites meteorológicos

| Mundo

|

A agência espacial europeia ESA lançou hoje com sucesso, a partir da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, o último de três satélites meteorológicos "MetOp".

O lançamento desta nova geração de satélites meteorológicos que pretende melhorar substancialmente a qualidade das previsões, descolou às 00:47 (hora de Lisboa).

O MetOp-C vai juntar-se assim aos seus dois predecessores, o MetOp-A (lançado em 2006) e o MetOp-B (2012).

O funcionamento destes satélites é gerido pela Organização Europeia para a Exploração dos Satélites Meteorológicos (Eumetsat), que fará o processamento e a distribuição dos dados a serem usados nas previsões do estado do tempo.

O prazo de vida útil de cada MetOp era esperado ser de cerca de cinco anos e estava planeado serem substituídos, mas os dois primeiros satélites continuam a funcionar sem problemas muito além das previsões, sendo que as operações dos três satélites continuarão a ser mantidas em paralelo.

"O lançamento sequencial de satélites garante observações contínuas de uma série de variáveis atmosféricas como temperatura, humidade, gases traços, ozono e velocidade do vento sobre o oceano", dados usados para "previsões numéricas", explicou a ESA em comunicado.

O MetOp-A e o MetOp-B permitiram reduzir em 27% o erro nas previsões meteorológicas diárias, segundo estudos citados pela ESA.

Portugal faz parte da Eumetsat através do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Tópicos:

Kourou, MetOp,

A informação mais vista

+ Em Foco

O criador dos óculos de realidade virtual está a desenvolver tecnologia que vai transferir jogos de vídeo para os campos de batalha.

Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

    O coração de Lisboa foi palco do maior desfile militar dos últimos 100 anos no país, por ocasião do centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.