Alemanha apela ao cessar-fogo e ao diálogo arménio-azeri

por Lusa

A Alemanha apelou hoje à Arménia e ao Azerbaijão que cessem as hostilidades na linha de contacto na zona do conflito de Nagorno-Karabakh, enclave arménio em território azeri, e regressem à via negocial.

"A Arménia e o Azerbaijão têm de pôr fim imediato às ações violentas e dar o passo em direção a negociações substanciais", afirmou o chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, num comunicado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão sublinhou que o conflito em torno da região de Nagorno-Karabakh "só pode ser revolvido pela via da negociação", para o qual o Grupo de Minsk (Estados Unidos, França e Rússia) da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) está disponível.

Maas mostrou-se "alarmado" com as informações sobre os novos e numerosos confrontos entre os dois países, bem como as mortes registadas nos dois lados.

"Apelo às duas partes em conflito para porem fim imediato aos combates e, em particular, aos bombardeamentos sobre os povos e cidades", concluiu Maas no documento.

A União Europeia (UE), o Conselho Europeu, a Rússia e a França lamentaram já os confrontos e pediram a cessação imediata das hostilidades, bem como o regresso à mesa de negociações.

Por seu lado, a Turquia manifesta "apoio total" ao Azerbaijão na disputa contra a Arménia.

Tópicos
pub