Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Alerta do Governo. Madrid corre "sério risco" sem regras mais rígidas no combate ao vírus

por RTP
Protestos nas ruas de Madrid Reuters

Subiu de tom o aviso à navegação do Governo espanhol. O ministro da Saúde pediu às autoridades de Madrid que tomem medidas mais rígidas nos locais onde a propagação do vírus é maior. E alertou que os residentes da capital e as regiões vizinhas correm "sério risco" sem um confinamento mais eficaz.

Esta sexta-feira Madrid estendeu o bloqueio parcial a zonas com altas taxas de infeção. Uma medida que, mesmo assim, não foi ao encontro das recomendações do Governo nacional para um bloqueio em toda a cidade. Os casos de Covid-19 continuam a aumentar.

"Madrid está numa situação de sério risco e é hora de agir com determinação", afirmou hoje o ministro da Saúde, Salvador Illa, em conferência de imprensa. “Existe um sério risco para os habitantes, para as regiões vizinhas”, continuou, apelando às autoridades regionais para “colocarem a saúde dos cidadãos em primeiro lugar”.

Espanha registou na sexta-feira mais 12.272 casos, para um total de 716.481, o maior número da Europa Ocidental. No total, desde o início da pandemia, mais de 31 mil pessoas morreram de Covid-19 no país.

Os habitantes, em particular na cidade de Madrid, estão com dificuldades em aceitar novos confinamentos depois de terem sofrido um dos bloqueios mais rígidos da Europa de março a maio. Durante um longo período não tinham permissão sequer para sair de casa.

Com o desconfinamento - as restrições foram suspensas em 21 de junho - a pandemia aumentou novamente.

Por estes dias têm sido vários os protestos em Madrid uma vez que a maioria das zonas da cidade cobertas pelas novas restrições são áreas de alta densidade e baixos rendimentos, o que está a gerar queixas sobre o que qualificam como "confinamento de classes".
Tópicos
pub