Andaluzia. Ciudadanos garante que extrema-direita não é “sócia” do novo Governo

por RTP
O secretário-geral do Ciudadanos (à esquerda) relembrou que o seu partido defende uma ideologia liberal, ao contrário do Vox Sergio Perez - Reuters

O partido espanhol Ciudadanos esclareceu esta sexta-feira que o partido de extrema-direita Vox não é “sócio” do novo Governo de coligação da Andaluzia. Na quarta-feira, o Partido Popular (PP), sob a liderança de Juan Manuel Moreno, concluiu a elaboração de dois acordos separados: um deles com o Vox, com 37 tópicos, e outro com o Ciudadanos, com 90. Durante os dias de negociações entre os três partidos, o Ciudadanos não quis sequer sentar-se à mesma mesa que o Vox.

“O Vox não é sócio do Ciudadanos nem do Governo de coligação e de mudança na Andaluzia”, frisou José Manuel Villegas, secretário-geral do Ciudadanos, declarando ainda que o seu partido “não se sente comprometido” com as ideias e propostas expressadas durante as negociações para a formação de um novo Governo andaluz.

O secretário-geral esclareceu que o partido apenas apoia as 90 propostas acordadas com o PP. As medidas dão prioridade “à regeneração democrática, à descida dos impostos e ao impulso da economia”.


“Vamos dizer não aos orçamentos de Sánchez”, Presidente de Espanha, “que colocam em risco a recuperação económica e a criação de empregos”, acrescentou.

Villegas confessou ainda que o seu partido recusou sentar-se na mesma mesa que o Vox durante os dias em que decorreram as negociações, explicando que não queriam e continuam sem querer ser fotografados junto do partido de extrema-direita.Villegas prestou estas declarações no Congresso dos Deputados, onde se dirigiu esta sexta-feira para falar sobre os avanços nas negociações para a formação de um novo Governo.

Fontes da direção do Ciudadanos declararam, porém, que o caso mudará de figura quando se der o início do novo Governo andaluz. Nessa altura, o partido aceitará sentar-se junto do Vox e votar as suas propostas, tal como já aconteceu noutras ocasiões com o partido Esquerda Republicana da Catalunha e com o Podemos, também de esquerda.

José Manuel Villegas relembrou que o seu partido defende uma ideologia liberal, sendo essa uma das razões pelas quais prefere distanciar-se do Vox, que defende, entre outras medidas, a revogação de leis contra a violência de género ou a favor da comunidade LGBT, assim como a expulsão de imigrantes ilegais do país.

De acordo com o diário espanhol El País, o secretário-geral do Ciudadanos declarou que as diferenças entre o partido e o Vox se tornaram especialmente notáveis ao longo das primeiras 24 horas de negociações, mas que isso não será um entrave à expectativa de mudança do Governo andaluz.Villegas deixou claro que o Ciudadanos não pretende estender o pacto com o PP na Andaluzia a outras comunidades autónomas ou cidades.

A rivalidade entre o partido de centro e o de extrema-direita intensificou-se quando, recentemente, Santiago Abascal, presidente do Vox, acusou o Ciudadanos de estar sujeito às instruções de líderes franceses.

“Entendo que o partido francês tenha de fazer um esforço para agradar ao Presidente Macron. Mas as coisas são como são. Apenas haverá mudança na Andaluzia graças aos votos e graças ao patriotismo do Vox. E essa mudança vai acontecer apesar do egoísmo, da irresponsabilidade e das obediências de outros”, declarou Abascal.

Villegas não se alongou acerca destas acusações. “Estamos habituados aos insultos por parte do Vox, mas nós não estamos ao mesmo nível”, afirmou.
Tópicos
pub