Andrea Nahles é a nova líder do SPD

por RTP
Ralph Orlowski - Reuters

Pela primeira vez na história, os sociais-democratas alemães do SPD têm uma mulher como líder. Andrea Nahles, sucessora de Martin Schulz, foi eleita este domingo durante o Congresso e tem o árduo desafio de recuperar um partido fragilizado pela hecatombe nas eleições de setembro.

A nova líder do SPD foi uma das principais vozes na defesa de uma terceira coligação com a CDU da chanceler Angela Merkel. Andrea Nahles venceu Simone Lange, atual mayor da cidade de Flensburg, com 66% dos votos, o segundo pior resultado em eleições internas no partido no pós-guerra.  Pela primeira vez na história da Alemanha, duas mulheres lideram o SPD e a CDU (Angela Merkel). Também o partido populista de extrema-direita AfD (Alternativa para a Alemanha) é liderado por uma mulher, Frauke Petry.  

Andrea Nahles tem 47 e já desempenhou o cargo de ministra do Trabalho e Assuntos Sociais entre 2013 e 2017, onde deixou contributos importantes para o estabelecimento de um salário mínimo e uma nova lei de pensões a partir dos 63 anos.  
 
Nahles ocupa posições de destaque dentro do partido há quase duas décadas e em 2005 foi responsável pela queda de Franz Fünterfering, antigo líder do SPD. É a líder da bancada do SPD no Bundestag desde setembro de 2017.
 
A nova líder dos sociais-democratas chega ao poder num momento em muitos anseiam pela renovação e reforço do partido. Muitos militantes consideram que essa missão seria menos complicada se o partido se apresentasse como a principal força da oposição e não novamente como membro da “grande coligação”, ao lado de Merkel.
 
Foram necessários quase seis meses para encontrar uma solução governativa na Alemanha após as eleições de setembro. Só no início de março foi formalizado o acordo do novo Governo federal, que junta a CDU ao SPD e aos conservadores da Baviera. “Podemos renovar um partido fazendo parte do Governo. Quero prova-lo já a partir de amanhã”, assegurou Andrea Nahles no discurso perante o congresso, que se realizou durante este domingo em Wiesbaden.  
 
Ao fim de 154 anos de história, Andrea Nahles é a primeira mulher à frente dos destinos do SPD, partido que obteve nas últimas eleições de setembro o pior resultado de sempre desde 1933, com apenas 20,5 por cento dos votos. Foi na sequência dessa eleição que o antigo líder do SPD e ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, resignou ao cargo. 

(com agências)
Tópicos
pub