Antigo chefe-executivo de Macau Edmund Ho reeleito vice-presidente do `senado` chinês

por Lusa
Jason Lee - Reuters

O antigo chefe do Executivo de Macau Edmund Ho foi hoje reeleito vice-presidente da Conferência Consultiva do Povo Chinês (CPCPC), o principal órgão de consulta do Partido Comunista Chinês e do Governo da China, informou a imprensa oficial.

Edmund Ho, o primeiro chefe-executivo de Macau depois do território passar para a administração chinesa, foi reeleito com 100% dos votos.

A CPCPC, com cerca de 2.200 delegados, é uma espécie de senado sem poderes legislativos.

Além de Edmund Ho, que foi eleito para aquele cargo pela primeira vez em 2010, a CPCPC elegeu ainda 23 outros vice-presidentes.

A sessão anual da CPCPC, iniciada no passado dia 03, decorre paralelamente à Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo do país, que até ao final da semana vai escolher os titulares dos principais órgãos do poder do Estado, nomeadamente o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Este ano, a sessão da ANP ficou marcada pela emenda constitucional que aboliu o limite de mandatos para o exercício do cargo de Presidente do país.

A CPCPC tem um mandato de cinco anos e é integrada pelo Partido Comunista da China, representantes das 56 etnias do país, membros das Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau, de Taiwan e personalidades convidadas.

Tópicos
pub