Antigo vice-presidente Joe Biden prepara oficialização da corrida à Casa Branca

por RTP
Brian Snyder, Reuters

O anúncio de Joe Biden para as Presidenciais norte-americanas de 2020 deverá ser feito esta próxima quinta-feira. Para garantir o lugar na luta contra a mais do que provável recandidatura republicana do atual presidente Donald Trump, Biden terá de suplantar nas primárias do Partido democrata candidatos como Bernie Sanders, Beto O’Rourke ou Kamala Harris.

Com uma larga vantagem sobre os outros concorrentes democratas nas sondagens realizadas antes ainda da marcação do anúncio de lançamento da candidatura, Joe Biden apresenta-se para já como o favorito para o bilhete do Partido Democrata às eleições de 2020.

Biden, nos seus 77 anos, conta com um currículo recheado: senador do Delaware por mais de duas décadas e meia (1973-2009) e dois mandatos como vice do Presidente Barack Obama, entre 2009 e 2017.

De acordo com fontes próximas do antigo vice-presidente, Joe Biden deverá fazer o anúncio por vídeo, colocando um ponto final a meses de especulações.

Biden conta igualmente com duas derrotas na tentativa de chegar à Presidência, em 1998 e 2008, o que representa por si um acréscimo de responsabilidade na candidatura para 2020. Face à sua idade e ao peso de uma terceira derrota, um novo fracasso representaria seguramente o fim da sua carreira política.

O terreno parece entretanto preparado, estando já planeados encontros com trabalhadores e eleitores em Estados-chave para a eleição: na segunda-feira em Pittsburgh (Estado da Pennsylvania), a que se seguem os Estados do Iowa, New Hampshire, South Carolina e Nevada.
Tópicos
pub