António Guterres promete ajuda da ONU a Moçambique

por Mário Aleixo - RTP
António Guterres pede uma ajuda maciça a Moçambique Mike Hutchings - Reuters

A ONU lançou um apelo de ajuda de emergência de 249 milhões de euros para ajudar Moçambique, que diz o secretário-geral António Guterres, está a recuperar do ciclone Idai.

"As Nações Unidas estão convosco", garante António Guterres.

O secretário-geral da ONU diz que a ONU está com os moçambicanos, vítimas do ciclone Idai. Guterres reconhecendo que a recuperação "vai levar tempo" e "exigir uma mobilização muito grande".

Nesse sentido, as Nações Unidas lançaram um apelo de ajuda de emergência de 249 milhões de euros para ajudar Moçambique a recuperar durante os próximos três meses da destruição provocada pela passagem do ciclone Idai.

Na mensagem em língua portuguesa, disponibilizada pelos serviços das Nações Unidas, António Guterres expressa a "total solidariedade ao povo moçambicano e ao seu Governo" face "à imensa tragédia que assolou Moçambique e, ao mesmo tempo, as minhas sinceras condolências às famílias das centenas e centenas de moçambicanas e moçambicanos que morreram".

Na cidade da Beira, uma das zonas afetadas, procura recuperar-se o que se perdeu.

Em declarações à RDP África, Daviz Simango, o presidente da câmara da Beira, conta que agora também se começa a limpar a cidade.

Sobre a ajuda àquela cidade o autarca disse que ainda espera a chegada do auxílio internacional.

O programa alimentar mundial garantiu que já deu alimentos de emergência a mais de 115 mil pessoas.

Em Moçambique o número de mortos confirmados subiu para 447.
pub