Apenas um tripulante sobreviveu à queda de um avião de carga no Irão

| Mundo

|

Apenas uma pessoa sobreviveu das 16 que seguiam no Boeing 707 iraniano de transporte de carga que caiu hoje quando tentava aterrar perto de Teerão, de acordo com um responsável dos serviços de emergência.

As chamas alastraram em parte do avião, logo que o aparelho derrapou na pista e colidiu com um muro que separa o aeroporto de Fath de um bairro residencial.

As imagens transmitidas pela televisão estatal iraniana mostram a cauda do avião queimada, com o aparelho cercado por casas carbonizadas.


O avião caiu no Fath Airport, pertencente à Guarda Revolucionária do Irão, mas deveria ter aterrado no Aeroporto Internacional de Payam, a cerca de 40 quilómetros a oeste de Teerão.

As autoridades ainda não divulgaram a razão para a decisão do piloto em aterrar em Fath, embora tenham afirmado que a tripulação declarou uma emergência antes de aterrar. A caixa negra do avião já foi recuperada, de acordo com a agência de notícias Fars.

Pirhossein Koulivand, chefe dos serviços médicos de emergência do país, disse que entre as 16 pessoas a bordo do avião, tinha conhecimento de que apenas o engenheiro de voo havia sobrevivido.


O avião carregava uma carga de carne de Bishkek, a capital do Quirguistão, para o Irão, de acordo com informação avançada pela agência de notícias Fars.

A força aérea iraniana disse, em comunicado, que o caso já está sob investigação.

Um porta-voz do Exército, o general Shahin Taghikhani, disse à televisão estatal que o aparelho pertencia ao Irão e que todos os elementos a bordo eram iranianos.


c/Lusa

Tópicos:

avião, militar, queda, Irão,

A informação mais vista

+ Em Foco

Francisco Veloso, reitor da Imperial College Business School, traça cenários após a rejeição do acordo.

O satélite natural da Terra mostrou-se grande e vermelho. A primeira Super Lua de 2019 foi vista em todo o mundo.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.