Arábia Saudita pede cimeiras extraordinárias do Conselho de Cooperação do Golfo e da Liga Árabe

por Lusa

Riade, 19 mai 2019 (Lusa) - A Arábia Saudita pediu no sábado a convocação de cimeiras extraordinárias do Conselho de Cooperação do Golfo e da Liga Árabe, após a sabotagem de navios no Golfo e ataques a estações de bombagem num oleoduto no reino.

As duas cimeiras extraordinárias deverão ser realizadas em 30 de maio em Meca "para discutir esses ataques e as suas consequências na região", avançou a agência oficial saudita.

Os houthis, rebeldes pró iranianos que controlam grandes áreas no Iémen, reivindicaram um ataque na região de Riade, com recurso a drones, contra duas estações de bombagem de um oleoduto que liga o leste ao oeste saudita.

No domingo, quatro navios foram sabotados nos Emirados Árabes Unidos, na entrada do Golfo: dois petroleiros sauditas, um navio norueguês e um cargueiro dos Emirados.

A declaração saudita sublinhou "as graves consequências desses ataques", especialmente para "as rotas de abastecimento e a estabilidade dos mercados mundiais de petróleo".

Os Estados Unidos anunciaram em 5 de maio o envio do porta-aviões Abraham Lincoln e de bombardeiros B-52 no Golfo, alegando "ameaça" iraniana.

Tópicos
pub