Astrónomos descobrem "mini lua" a orbitar a Terra

por RTP
Catalina Sky Survey

Um grupo de astrónomos encontrou um pequeno objeto no céu, que afirmam poder ser uma nova "mini lua". O 2020 CD3, como foi apelidado, é um pequeno asteroide que se encontra no campo gravitacional da Terra há cerca de três anos e brevemente vai retomar o seu rumo original.

Um grupo de astrónomos do Catalina Sky Survey, financiado pela NASA, encontrou um satélite natural que foi puxado para a órbita da Terra há três anos. De acordo com os astrónomos responsáveis pela investigação, Kacper Wierzchos e Theodore Pruyne, a “mini lua” é um asteroide que está preso no campo gravitacional da Terra.

O Minor Planet Center confirmou a presença do asteroide, indicando que “as integrações da órbita apontam para que este objeto esteja temporariamente ligado à Terra”.

O primeiro asteroide conhecido a orbitar a Terra foi descoberto em setembro de 2006, apelidado de 2006 RH120.

“A história do RH120 não é isenta de controvérsias, já que a sua órbita parece semelhante a alguns foguetes usados na era do Apollo e, portanto, alguns cientistas acreditam que pode ser um objeto artificial”, revelou um dos investigadores.
Os astrónomos encarregues da investigação acreditam que, com a evolução das capacidades de pesquisa, é possível que sejam encontrados objetos semelhantes nos próximos anos, “permitindo uma melhor definição e caracterização dessa estranha classe de objetos próximos da Terra”.
Tópicos
pub