Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Atentado de Londres foi "ato isolado de uma figura periférica"

por Rui Sá

Está identificado o atacante de Londres. É Britânico, tinha 52 anos, e cadastro por crimes violentos. Não lhe eram conhecidas ligações a grupos jiadhistas. Theresa May classifica-o como uma figura de periférica que agiu sozinho.
O auto denominado Estado Islâmico já reivindicou o ataque.

Khalid Masood, cidadão britânico, nascido em Kent, é o terrorista de Londres.

O homem tinha já sido condenado por crimes como agressão, posse de armas e perturbação da ordem pública.

Não estava a ser vigiado, e não se lhe conheciam ligações ao Estado Islâmico que reivindicou esta quinta-feira o atentado.

A polícia já deteve no entanto oito pessoas por alegadas ligações ao terrorista. Três delas em Birmingham, a cidade onde residia.

Quatro mortos, incluindo o atacante, quarenta feridos, sete deles em estado grave. O balanço de atentando de Westminster, mostra vítimas de onze nacionalidades diferentes e está a unir o mundo, que par além de condenar o ato mostra-se pronto para reforçar a aliança internacional que combate o jihadismo.

Em Londres o dia foi marcado pelo regresso à normalidade. A Primeira-ministra do Reino Unido fala numa resposta que mostra como o país não cede ao terror e às ameaças.

Ainda assim Theresa May anunciou mais polícia armada nas ruas ainda que os serviços secretos afastam, para já, a iminência de novos atentados no Reino Unido.

O nível de de alerta de segurança no país não foi alterado, Mantêm-se como "Severo", o segundo mais alto numa escala de cinco.
pub