Atentado suicida faz mais de 30 mortos e 50 feridos em Cabul

por RTP
Omar Sobhani - Reuters

Trinta e uma pessoas morreram este domingo no Afeganistão e mais de 50 ficaram feridas, vítimas de um atentado suicida em Cabul. O ataque foi reivindicado pelo auto-proclamado Estado Islâmico.

São já cinco os atentados contra centros de recenseamento eleitoral, numa altura em que o país prepara as legislativas de 20 de outubro.

Testemunhas no local dizem que a maioria das vítimas são mulheres e crianças.

O ataque desta manhã atingiu um bairro na zona oeste da capital, habitado pela minoria xiita, alvo frequente dos ataques do autoproclamado Estado Islâmico.

"As pessoas estavam reunidas para recuperar os seus cartões de identificação, a explosão ocorreu à entrada. Foi um kamikaze. Há vítimas, mas não sabemos ainda quantas, disse o chefe da polícia de Cabul, Dawood Amin, citado pela agência France-Presse.

Todas as ruas de acesso ao local foram cortadas pela Polícia e somente as ambulâncias podem circular.

Na semana passada, três agentes da Polícia responsáveis por guardar os centros de recenseamento eleitoral em duas regiões do país foram mortos, de acordo com a informação das autoridades.

O auto-proclamado Estado Islâmico já reivindicou o atentado. Num comunicado divulgado pela agência de notícias Aamaq do Estado Islâmico, o grupo reivindica o atentado contra "os apóstatas" xiitas.

Tanto o Estado Islâmico como os talibãs se opõem à realização de eleições democráticas.

 

Tópicos
pub