Augusto Santos Silva lamenta novo chumbo do acordo para o Brexit

por RTP

Em entrevista à RTP, Augusto Santos Silva disse lamentar a decisão que o Parlamento britânico tomou esta terça-feira ao chumbar, mais uma vez, o acordo para o Brexit. O ministro dos Negócios Estrangeiros frisou ainda que os europeus devem estar preparados para todos os cenários.

"A única coisa certa neste momento é que nós, os europeus, devemos estar preparados para todos os cenários, incluindo o cenário - que não desejamos - de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo", defende o ministro. "É essa a nossa preocupação essencial".

"Eu pessoalmente lamento muitíssimo a decisão de hoje do parlamento britânico", sublinhou Augusto Santos Silva, frisando, no entanto, que Portugal respeita a escolha tomada.

O ministro dos Negócios Estrangeiros acredita, porém, que o processo do Brexit "nunca regressará à estaca zero", uma vez que ao longo de mais de dois anos e meio foram feitos progressos.

"Admiramos profundamente a democracia britânica e, portanto, a posição portuguesa é sempre a mesma: nós queremos que a saída do Reino Unido da EU se faça da forma mais ordenada possível e que essa saída signifique o início de uma negociação para uma relação futura tão estreita quanto possível", acrescentou.
pub